Logo CEWEB.br Logo NIC.br Logo CGI.br
Home Sobre o projeto

Sites Pertecentes a (o) PR

Recomendações Avaliadas
2.1 Disponibilizar todas as funções da página via teclado.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
2.1.8 Presença de eventos associados a elementos não interativos 1 1
1 <![CDATA[<body bgcolor="#ffffff" text="#000000" onload="window.print()"> <table border="0"><tr><td align="center"> <table border="0" width="640" cellpadding="0" cellspacing="1" bgcolor="#000000"><tr><td> <table border="0" width="640" cellpadding="20" cellspacing="1" bgcolor="#ffffff"><tr><td align="center"> <h3>21/08/2012 - SEMINÁRIOS DE SOCIALIZAÇÃSO DO PROJETO APRENDER, SOCIALIZAR E AGIR</h3> <small><b>Data</b> ;21/8/2012 19:00:00 | <b>Assunto:</b> ;Assunto</small><br /><br /></td></tr><tr valign="top" style="font:12px;"><td><a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1198">Seminários de socialização dos temas trabalhados no Projeto deste ano, profª Vera Pagnussattti. A essencia de cada um está no Blog, estamos colocando alguns ítens. visite o blog que está a direita deste site Aprender e Agir. Veja mais>>>></a><br /><BR><strong>Slogans – Sexualidade – Gravidez na adolescência – DST- Aborto….<br /><br />Slogans produzidos sobre o tema sexualidad</strong>e<br /><br />Turma 9º Ano C<br /><br />1-A falta de maturidade é um dos principais motivos dos problemas relacionados a sexualidade.<br /><br />2- Tenha consciência e previna-se deste mal.<br /><br />3- Vocês tem conhecimento do tamanho do problema que envolve as DST? Cuide da sua saúde.<br /><br />4- Um momento de intimidade não quer dizer que não precisa da sua saúde.<br /><br />5- Tenha consciência do seus atos por que depois pode se arrepender do que fez.<br /><br />Nome; Thiago J. Gauer Nº ; 32 Serie; 9º C<br /><br /><br /><br />1. Faça uma escolha inteligente e previna-se.<br /><br />2. Na hora da intimidade, se faltar conhecimento, as consequências virão.<br /><br />3. O sexo não deve ser feito só por prazer mais sim por amor.<br /><br />4. Cuide da saúde dos seus órgão.<br /><br />5. Cuide da saúde dos seus órgãos genitais.<br /><br />6. Saúde na hora do sexo sem pegar DST.<br /><br />Nome: Marciele nº: 22<br /><br />Pegue camisinha gratuita no posto de saúde por que se pegar AIDS, com certeza pagará muito caro para o resto da sua vida.<br /><br />- Sexo: se cuide ou alguém terá que cuida de você<br /><br />- Remédios para tratar AIDS são caros. A camisinha é grátis<br /><br />-Use o que você tem no meio de suas pernas com cuidado, use camisinha<br /><br />-Faça sexo protegido, use camisinha<br /><br />nome : Alysson n°9 C<br /><br /><br /><br />1- Sempre use a camisinha e previna-se<br /><br />2- Escolha bem seu parceiro.<br /><br />3- Os bebês querem nascer, não provoque aborto.<br /><br />4- Não destrua uma vida antes mesmo de ela começar, não faça aborto<br /><br />5- A vida e um presente de Deus, não pratique aborto<br /><br />Nome; Marcos Tiago Brixer Nº ; 33 Serie; 9º C<br /><br /><br /><br />1. A intimidade e o amor, se baseiam no conhecimento, maturidade, e consciência de prevenção.<br /><br />2. A intimidade e o amor, fazem parte da prevenção do corpo e da saúde.<br /><br />3. Mídia e sexualidade : liberdade, maturidade e prevenção.<br /><br />4. Previna sua imagem perante a mídia, plante maturidade e colha respeito.<br /><br />5. Mídia e sexualidade, conhecimento, estudo e respeito.<br /><br />Nome: Andressa Silva nº: 6<br /><br /><br /><br />-Não seja precoce, tenha maturidade, na hora que você não fazer sexo se previne.<br /><br />- Se você tem conhecimento sobre sexo então você saberá a hora certa.<br /><br />- Com toda a nossa liberdade sabemos o que significa sexo.<br /><br />- Você está realmente preparado para fazer sexo? Pense com calma.<br /><br />- Não exponha o seu corpo por que ele pode ser prejudicado.<br /><br />Matheus Cardoso n° 26<br /><br />1- Use a consciência para não ter uma gravidez precoce.<br /><br />2- A escolha é sua, por isso , tenha conhecimento do que faz.<br /><br />3- Sexo com preservativo é sexo seguro. É sexo responsável.<br /><br />4- Tenha maturidade para saber o que faz, e se prevenir. Adequadamente.<br /><br />5- Saiba o que faz, pois muitas vezes DSTs não tem cura.<br /><br />Nome; Carla Hubner nº; 8 série; 9º C<br /><br />- Antes de engravidar é melhor se conscientizar<br /><br />- Uma gravidez precoce pode acabar com seu futuro, então previna-se, use camisinha.<br /><br />- Se você engravidar procure conhecer antes de abortar.<br /><br />- Sem amor não rola.<br /><br />- Sexo é muito mais do que prazer é ter intimidade com o parceiro e o amor ao seu próprio corpo.<br /><br />nome: Matheus Knapp n° 27<br /><br />1- Faça sexo com segurança.<br /><br />2- Seja consciente sobre as consequências.<br /><br />3- Tenha conhecimento sobre o assunto.<br /><br />4- Espere o seu tempo adequado. Nada deve acontecer sem prevenção e maturidade.<br /><br />5- Cada um tem sua hora. Tenha cautela.<br /><br />Nome; Lucas Alan H. Anschav Nº ; 18 Série ; 9º C<br /><br /><br /><br />1. Você tem total liberdade mas faça as escolhas certas, com maturidade.<br /><br />2. Cuide de sua vide porque ela é única e vale ouro.<br /><br />3. Você é maturo o bastante para saber que sem camisinha não dá !<br /><br />4. Nunca use seu corpo como material de trabalho.<br /><br />5. Nunca aceite ser garoto (a) de programa porque isso mudará sua vida.<br /><br />Nome: Juliana nº: 16<br /><br />-Suas escolhas e você que faz, escolha certo para não errar jamais.<br /><br />Lucas Cruz<br /><br />1- Os adolescentes interferem na sua vida sexual. Seja cauteloso.<br /><br />2- Cuide muito de sua vida porque ela, é única e sagrada pra você.<br /><br />3- Você já sabe, para fazer sexo, sempre com camisinha, amor e maturidade.<br /><br />4- Você nunca sabe como é seu corpo e a maturidade é a consciência.<br /><br />5- Conheça a vida com a manifestação dos amigos verdadeiros.<br /><br />Nome: Jaqueline Oestreich Heinrich Nº ; 14 Série; 9 º C<br /><br />– Você tem total liberdade mas faça suas escolhas certas<br /><br />– Previna-se contra doenças, use camisinha!<br /><br />– Faça a escolha certa pois um único erro pode mudar totalmente sua vida.<br /><br />-A intimidade e o amor, se baseiam no conhecimento, maturidade, e conhecimento de prevenção.<br /><br />– Tenha sua consciência certos pais um erro pode estragar seu amor.<br /><br />nome: Anderson n° 04<br /><br />1. Você tem total liberdade mas faça as escolhas certas.<br /><br />2. Cuide de sua vide porque ela é única e vale ouro.<br /><br />3. Você é maturo o bastante para saber que sem camisinha não dá !<br /><br />4. Nunca use seu corpo como material de trabalho.<br /><br />5. Nunca aceite ser garoto (a) de programa porque isso mudará sua vida.<br /><br />Jeniffer \Veríssimo<br /><br />1- Prevenção no sexo, vem de consciência, maturidade.<br /><br />2- Tenha consciência do que faz, sexo não e brincadeira para crianças.<br /><br />3- No amor precisa-se de afetividade, companheirismo, consciência, cuide-se.<br /><br />4- Sexo bom e saudável é sexo com camisinha e maturidade..<br /><br />5- Maturidade não se define por idade e sim, por atitudes.<br /><br />Nome; Maria Luiza S. Paris Nº ; 24 Serie; 9º C<br /><br /><br /><br /><br /><br />-Se você já recebe informações sobre prevenção por que não leva isso a sério e começa a se prevenir.<br /><br />-Use sua consciência para enchê-la de conhecimento que são realmente necessários para sua vida<br /><br />- Nunca exponha seu corpo por qualquer bobagem e sem futuro algum.<br /><br />- Não seja imaturo, sofrerá as consequências pelos seus infantis.<br /><br />- Não jogue a sua saúde pela janela por que jamais ela voltará<br /><br />Jaiane O n ° 13<br /><br />1- Tenha maturidade, a prevenção em primeiro lugar.<br /><br />2- A ignorância de alguns, trás a vida para outros, sem planejamento.<br /><br />3- A sexualidade na adolescência é algo com conhecimento mais sem maturidade.<br /><br />4- Faça sexo com prevenção, pois com a saúde não se brinca.<br /><br />5- Não brinque com a intimidade dos outros.<br /><br />Nome; Luan Matheus Nº: 17 Série 9º C.<br /><br /><br /><br />- A liberdade de escolha vem com a maturidade e a consciência de seus atos<br /><br />- O prazer é bom, mas deve vir junto com a prevenção<br /><br />-Fale com seu parceiro, Amor sem camisinha não dá.<br /><br />- Tenha consciência, não exponha seu corpo perante a mídia<br /><br />- Não adianta nada o prazer sem o afeto. Escolha bom o seu parceiro para não se arrepender depois.<br /><br />Maraisa Miranda n° 21.<br /><br />1- Sexualidade – previna-se ou o pior pode acontecer<br /><br />2- A camisinha pode lhe proteger de pegar AIDS , e permitir que viva melhor.<br /><br />3- Precisa-se de conhecimento para não fazer nenhuma besteira<br /><br />4- Previna-se, sem métodos contraceptivos tem o risco de a jovem engravidar<br /><br />5- Métodos contraceptivos impõe maturidade, conhecimento e prevenção.<br /><br />• • Previna-se use camisinha<br /><br />• • Você não tem total liberdade, escolha o conhecimento certo.<br /><br />• • Sexo na vida é tudo, mas conheça a sua vida. Não atropele fases.<br /><br />• • Você já sabe, para fazer sexo, sempre com camisinha e afetividade.<br /><br />• • Conheça a vida com a manifestação dos amigos.<br /><br />- Não faça sexo sem amor, pois isso pode trazer uma grande responsabilidade.<br /><br />- Faça sexo com responsabilidade<br /><br />- Diga não ao aborto, pois e um ato de brutalidade<br /><br />- Sexo sem consciência, amanhã, um quem sabe a responsabilidade de uma doença ou filho<br /><br />- Aborto é pecado! Não mate!<br /><br />Nome: Mariana n° 25<br /><br /><br /><br />1-Sexualidade não é brincadeira, use caminha e não de bobeira.<br /><br />2- Cuide da sua saúde, DSTs fora.<br /><br />3- Previna-se agora para não ter problemas mais tarde<br /><br />4- Se você gosta de si, previna-se!<br /><br />5- Use sua cabeça e lembre-se de se prevenir.<br /><br />Nome: Rafael Holdefer Lamberty Nº; 29 Série: 9º C<br /><br />1. A maturidade é reconhecida pelas atitudes e não pela idade.<br /><br />2. O conhecimento e o maior qualidade que alguém pode ter.<br /><br />3. Você tem que ter consciência de fazer sexo seguro.<br /><br />4. Na hora do sexo uma prova de amor é se proteger.<br /><br />5. Um corpo é uma opção e a mente e uma prioridade.<br /><br />Nome: Jheniffer nº: 15<br /><br />-Sexo eficiente, só com camisinha presente.<br /><br />- Se previna, depois que a doença pega não tem remédio nem vacina.<br /><br />-Esteja consciente, maturidade sempre.<br /><br />-Todos temos liberdade, mas use com maturidade<br /><br />- Escolha prevenção e conhecimento, pois se não doenças virão com o tempo.<br /><br />Nome: Tamara Luiza n°: 31<br /><br />1. Prevenção; se previna para o que pior não acontença<br /><br />2. Maturidade; Esteja seguro do que está prestes a fazer. Faça na hora certa.<br /><br />3. Porque as pessoas não usam métodos contraceptivos? Se existem tantos e são tão fáceis de usar!<br /><br />4. Vamos usar métodos contraceptivos para não contrairmos nem uma doença.<br /><br />5. Métodos contraceptivos é o melhor escolha para ter segurança.<br /><br />Nome: Marcos Felipe Neumann Nº: 23 Série: 9º C<br /><br /><br /><br />1. Previna-se das doenças use camisinha.<br /><br />2. Tenha maturidade na hora de fazer a escolha certa.<br /><br />3. Diga não ao aborto pois isso é brutalidade.<br /><br />4. Se você gosta de si mesmo, previna-se.<br /><br />5. Se não existe amor de verdade não insista em fazer sexo.<br /><br />Nome: Fabricio 10<br /><br /><br /><br />-Sexo com amor é sexo com prevenção, educação e responsabilidade.<br /><br />- Tema maturidade, se previna use camisinha.<br /><br />- Quer viver mais se previna contra as DSTs<br /><br />- Consciência limpa só usando camisinha<br /><br />-Doenças sexualmente transmissíveis não tem cura, melhor se prevenir agora do que se arrepender depois.<br /><br />Mylena Wachholz n° 28<br /><br /><strong><br /><br />Seminário- tema- Sexualidade<br /><br />Seminário<br /><br />Tema-Sexualidade – Projeto: Aprender, socializar e agir para transformar.</strong><br /><br /><br /><br />O tema sexualidade foi o assunto pesquisado, debatido, aprendido e socializado, durante os meses de trabalho, envolvendo as três turmas de 9º Anos do período matutino tendo como base inicial<br /><br /><br /><br />Textos sobre sexualidade e adolescência.<br /><br />Par a socialização, envolvendo o gênero entrevista e organização das oficinas para socialização, o tema citado foi subdividido em vários subtemas pertinentes a seguir: Sexualidade precoce, Gravidez na adolescência, DST, Métodos contraceptivos, Aborto, Mídias e sexualidade- Erotização passada pelas propagandas, filmes, músicas, novelas, etc.<br /><br /><br /><br />Sexualidade- maturidade<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Temas trabalhados<br /><br /><strong><br /><br />CIDADANIA- </strong>Durante todo o desenvolvimento do Projeto, enquanto os gêneros textuais e temas eram explorados o assunto cidadania foi o referencial de todas as ações, ou soluções tomadas como forma de amenizar ou extinguir os problemas levantados.<br /><br /><br /><br />Oficina Mídia e Sexualidade.<br /><br />A metodologia empregada para o desenvolvimento do projeto, que culminou com o seminário de socialização e tomada de atitudes, foi e é a colaborativa, pois sem dúvida é a mais adequada ao mundo globalizado de hoje, pois o trabalho coletivo/interativo de sala de aula, e fora desta, tornará/formará também um cidadão que saberá lutar ou perseguir os mesmos objetivos, além dos muros da escola.<br /><br />Dividindo tarefas.<br /><br />O mundo precisa de pessoas que saibam trabalhar em grupo, que respeitem as diferentes ideias, que tenham a pesquisa como alicerce de sua aprendizagem, e que de forma individual e coletiva construam conhecimentos, visando o bem comum de cada cidadão.<br /><br />A forma metodológica desenvolvida no projeto permite que o aluno reflita sobre o seu papel diante dos desafios presentes na sociedade, e tenha atitudes mais críticas diante deste, começando por atividades simples de como trabalhar em grupo, e qual o seu papel dentro deste grupo e por consequência na sociedade.<br /><br /><br /><br />Etapas desenvolvidas:<br /><br />O tema sexualidade foi amplamente trabalhado a partir do Gênero entrevista, com o DR Dráuzio Varella e médica especialista no assunto. A partir desta trabalhou-se inúmeros textos veiculados em diferentes revistas, livros específicos, jornais, bem como em artigos disponibilizados via online.<br /><br /><br /><br /><br /><br />Métodos contraceptivos<br /><br />Trabalharam-se, além da leitura e comparação de diferentes gêneros textuais, sobre o tema em questão, inúmeras produções conforme especificidades e características.<br /><br /><br /><br />Utilizando as TIC.<br /><br /><br /><br /><strong>Para o seminário de socialização:</strong><br /><br />A turma foi dividida em sete grupos de 4 ou 5 alunos por grupo.<br /><br />Divisão em 6 grupos cada sala.<br /><br />Tema Sexualidade.<br /><br />Sexualidade precoce, gravidez na adolescência, Métodos contraceptivos, Doenças sexualmente transmissíveis, Aborto, Mídia x sexualidade precoce. Erotização através de mensagens apelativas.<br /><br />Etapas:<br /><br />Cada grupo decidiu o subtema que gostaria de pesquisar, realizar as entrevistas, organizar as informações, montar as oficinas para posterior socialização em seminário.<br /><br />Após a pesquisa em diferentes meios de comunicação e suportes tecnológicos, cada grupo elaborou questões sobre o assunto, escolheu possíveis entrevistados da sociedade, enviou as questões via online, que foram corrigidas, ou alteradas conforme necessidade.<br /><br />Utilizando as diferentes mídias.<br /><br />De posse das questões, cada grupo readequou conforme observações feitas pelo professor escolheu o entrevistado, marcou hora para as entrevistas, entregou uma carta de apresentação com os objetivos do trabalho, filmaram, gravaram, reescreveram as entrevista, da oralidade para a escrita, enviaram via online, para serem editadas e comporem um livro sobre o tema.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Cada grupo de posse das entrevistas, pesquisas, informações, vídeos, montou a sua oficina.<br /><br />Tema aborto.<br /><br />Organizaram os PPT, estudaram, definiram ações, organizaram murais coletivos e individuais.<br /><br />Produziram slogans e texto para serem socializados via redes sociais, Blog, face book e jornal impresso.<br /><br />Grupo- tema- aborto<br /><br />Ações após socialização.<br /><br />Repasse de slogans e mensagens via celular (corrente de ideias).<br /><br />Mensagem impressa no jornal local<br /><br />Repasse via face book de trabalhos e mensagens<br /><br />Realimentação dos dois Blogs do Colégio e Projeto.<br /><br /><strong><br /><br />Seminário – Formas de Violências<br /><br />Seminário- Tema –Formas de violência–Cidadania</strong><br /><br />Assuntos pesquisados, aprendidos e socializados, durante os meses de trabalho: Bullying, violência juvenil, drogas, alcoolismo juvenil, violência no trânsito. Tabagismo .<br /><br />Projeto<br /><br />CIDADANIA- Durante todo o desenvolvimento do Projeto, enquanto os gêneros textuais e temas eram explorados o assunto cidadania foi o referencial de todas as ações, ou soluções tomadas como forma de amenizar ou extinguir os problemas levantados.<br /><br />A metodologia empregada para o desenvolvimento do projeto, que culminou com o seminário de socialização e tomada de atitudes, foi e é a colaborativa, pois sem dúvida é a mais adequada ao mundo globalizado de hoje, pois o trabalho coletivo/interativo de sala de aula, e fora desta, tornará/formará também um cidadão que saberá lutar ou perseguir os mesmos objetivos, além dos muros da escola.<br /><br /><br /><br />O mundo, precisa de pessoas que saibam trabalhar em grupo, que respeitem as diferentes ideias, que tenham a pesquisa como alicerce de sua aprendizagem, e que de forma individual e coletiva construam conhecimentos, visando o bem comum de cada cidadão.<br /><br />A forma metodológica desenvolvida no projeto permite que o aluno reflita sobre o seu papel diante dos desafios presentes na sociedade, e tenha atitudes mais críticas diante deste, começando por atividades simples de como trabalhar em grupo, e qual o seu papel dentro deste grupo e por consequência na sociedade.<br /><br />Etapas desenvolvidas:<br /><br />Primeiramente todos tiveram uma fundamentação geral sobre o tema, Bullying e demais formas de violência, buscada em jornais, revistas, livros, internet, folders,etc.<br /><br /><br /><br />Trabalhou-se diferentes gêneros textuais jornalísticos, como notícias, editoriais, artigos, carta do leitor sobre o tema em questão.<br /><br />Para o seminário de socialização:<br /><br />Na sequência, a turma foi dividida em sete grupos de 4 ou 5 alunos por grupo.<br /><br />Divisão em 6 grupos cada sala.<br /><br /><br /><br />Tema Violência; -Bullying. Violência juvenil, gangues – Drogas , Alcoolismo, Tabagismo –cigarros . Violência no Trânsito- Medidas sócio-educativas.<br /><br /><br /><br />Cada grupo decidiu o subtema que gostaria de pesquisar, realizar as entrevistas, organizar as informações, montar as oficinas para posterior socialização em seminário.<br /><br />Após a pesquisa em diferentes meios de comunicação e suportes tecnológicos, cada grupo elaborou questões sobre o assunto, escolheu possíveis entrevistados da sociedade, enviou as questões via online, que foram corrigidas, ou alteradas conforme necessidade.<br /><br /><br /><br />De posse das questões, cada grupo readequou conforme observações feitas pelo professor, escolheu o entrevistado, marcou hora para as entrevistas, entregou uma carta de apresentação com os objetivos do trabalho, filmaram, gravaram, reescreveram as entrevista, da oralidade para a escrita, enviaram via online, para serem editadas e comporem um livro sobre o tema.<br /><br /><br /><br />Cada grupo de posse das entrevistas, pesquisas, informações, vídeos, montou a sua oficina.<br /><br />Organizaram os PPT, estudaram, definiram ações, organizaram murais coletivos e individuais.<br /><br /><br /><br /><br /><br />Produziram slogans e textos para serem socializados via redes sociais, Blog, facebook e jornalimpresso.<br /><br />Ações.<br /><br />Campanha “Cultura da paz” desenvolvida nos dois bimestres com todos os alunos do Colégio e Comunidade escolar.<br /><br />Participação no Concurso do Televisando o Futuro. Grupo GRPCOM<br /><br />Participação individual dos alunos no concurso,como redatores e repórteres tens.<br /><br />Organização de livros com paródias, mandamentos e abecedários da Paz, disponibilizados na Biblioteca do Colégio e murais do Colégio.<br /><br />Repasse em forma de oficina para os pais durante entrega de boletins no primeiro bimestre.<br /><br />Apresentação de paródias para os pais, versando sobre a necessidade de paz no ambiente escolar e fora deste.<br /><br />Repasse oral dos trabalhos para a comunidade escolar.<br /><br />Entrevistas para jornal local e canal de Tv.<br /><br />Repasse de slogans e mensagens via celulares; ( Corrente consciente).<br /><br />Após a socialização do Seminário, primeiramente para as demais turmas de 9º Anos, e depois para os 8º, 7º ,e 6º Anos, os alunos do 9º Ano B, na aula subsequente, de posse dos slogans criados, enviaram mensabens via celular para pelo menos de 10 a 30 pessoas de sua convivência e solicitaram que estes repassassem também as mensagens enviadas. Foi uma atividade diferenciada e que surtiu em resultados positivos.<br /><br /><a href="http://www.youtube.com/watch?v=sc409qdlQks" target="_blank"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=sc409qdlQks" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=sc409qdlQks</a></a><br /><br /><br /><br />Tema- Violência no trânsito<br /><br /><a href="http://www.youtube.com/watch?v=UeZ5q5lxPBg" target="_blank"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=UeZ5q5lxPBg" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=UeZ5q5lxPBg</a></a><br /><br /><strong><br /><br />Seminário – Meio ambiente<br /><br />Seminário- Tema – Ecologia – Meio ambiente –Cidadania</strong><br /><br />Assuntos pesquisados, aprendidos e socializados, durante os meses de trabalho: Sustentabilidade, Poluição, (água, ar, solo) agrotóxicos, Código florestal. Água. Transgênicos. Biodiversidade, Consumo consciente, resíduos retornáveis, coleta seletiva, etc.<br /><br />CIDADANIA- Durante todo o desenvolvimento do Projeto, enquanto os gêneros textuais e temas eram explorados o assunto cidadania foi o referencial de todas as ações, ou soluções tomadas como forma de amenizar ou extinguir os problemas levantados.<br /><br />A metodologia empregada para o desenvolvimento do projeto, que culminou com o seminário de socialização e tomada de atitudes, foi e é a colaborativa, pois sem dúvida é a mais adequada ao mundo globalizado de hoje, pois o trabalho coletivo/interativo de sala de aula, e fora desta, tornará/formará também um cidadão que saberá lutar ou perseguir os mesmos objetivos, além dos muros da escola.<br /><br />O mundo precisa de pessoas que saibam trabalhar em grupo, que respeitem as diferentes ideias, que tenham a pesquisa como alicerce de sua aprendizagem, e que de forma individual e coletiva construam conhecimentos, visando o bem comum de cada cidadão.<br /><br />A forma metodológica desenvolvida no projeto permite que o aluno reflita sobre o seu papel diante dos desafios presentes na sociedade, e tenha atitudes mais críticas diante deste, começando por atividades simples de como trabalhar em grupo, e qual o seu papel dentro deste grupo e por consequência na sociedade.<br /><br />Etapas desenvolvidas:<br /><br />Primeiramente todos tiveram uma fundamentação geral sobre o tema, meio ambiente, buscada em jornais, revistas, livros, internet, folders, etc.<br /><br />Na sequência, a turma foi dividida em sete grupos de 4 ou 5 alunos por grupo.<br /><br /><br /><br />Cada grupo decidiu o subtema que gostaria de pesquisar, realizar as entrevistas, organizar as informações, montar as oficinas para posterior socialização em seminário.<br /><br />Após a pesquisa em diferentes meios de comunicação e suportes tecnológicos, cada grupo elaborou questões sobre o assunto, escolheu possíveis entrevistados da sociedade, enviou as questões via online, que foram corrigidas, ou alteradas conforme necessidade.<br /><br /><br /><br />Vídeos gravados pelos alunos sobre o assunto.<br /><br />De posse das questões, cada grupo readequou conforme observações feitas pelo professor escolheu o entrevistado, marcou hora para as entrevistas, entregou uma carta de apresentação com os objetivos do trabalho, filmaram, gravaram, reescreveram as entrevista, da oralidade para a escrita, enviaram via online, para serem editadas e comporem um livro sobre o tema.<br /><br />Cada grupo de posse das entrevistas, pesquisas, informações, vídeos, montou a sua oficina de socialização.<br /><br />Organizaram os PPT, estudaram, definiram ações, organizaram murais coletivos e individuais.<br /><br />Organização dos murais coletivos.<br /><br />Produziram slogans e texto para serem socializados via redes sociais, Blog, face book e jornal impresso.<br /><br />As apresentações:<br /><br />Ensaios individuais e coletivos<br /><br />Organização do ambiente para socialização.<br /><br />Recepção aos demais alunos.<br /><br />Socialização das oficinas, conforme cronograma previamente organizado.<br /><br />Avaliação pelas demais turmas.<br /><br />Observações feitas por grupo de alunos.<br /><br />Ações<br /><br />Repasse oral dos trabalhos para a comunidade escolar.<br /><br />Entrevistas para jornal local e canal de Tevê<br /><br />Repasse de slogans e mensagens via celular (corrente de ideias).<br /><br />Uma mensagem por dia impressa no jornal local.<br /><br />Repasse via face book de trabalhos e mensagens<br /><br />Realimentação dos dois Blogs do Colégio e Projeto.<br /><br />Avaliação do Seminário.<br /><br />Seminário – meio ambiente.<br /><br />Seminário- Tema – Ecologia – Meio ambiente –Cidadania<br /><br />Organizando material para os murais.<br /><br />Assuntos pesquisados, aprendidos e socializados, durante os meses de trabalho: Sustentabilidade, Poluição, (água, ar, solo) agrotóxicos, Código florestal. Água. Transgênicos. Biodiversidade, Consumo consciente, resíduos retornáveis, coleta seletiva, etc.<br /><br /><strong>CIDADANIA</strong>- Durante todo o desenvolvimento do Projeto, enquanto os gêneros textuais e temas eram explorados o assunto cidadania foi o referencial de todas as ações, ou soluções tomadas como forma de amenizar ou extinguir os problemas levantados.<br /><br />A metodologia empregada para o desenvolvimento do projeto, que culminou com o seminário de socialização e tomada de atitudes, foi e é a colaborativa, pois sem dúvida é a mais adequada ao mundo globalizado de hoje, pois o trabalho coletivo/interativo de sala de aula, e fora desta, tornará/formará também um cidadão que saberá lutar ou perseguir os mesmos objetivos, além dos muros da escola.<br /><br /><br /><br />O mundo precisa de pessoas que saibam trabalhar em grupo, que respeitem as diferentes ideias, que tenham a pesquisa como alicerce de sua aprendizagem, e que de forma individual e coletiva construam conhecimentos, visando o bem comum de cada cidadão.<br /><br />A forma metodológica desenvolvida no projeto permite que o aluno reflita sobre o seu papel diante dos desafios presentes na sociedade, e tenha atitudes mais críticas diante deste, começando por atividades simples de como trabalhar em grupo, e qual o seu papel dentro deste grupo e por consequência na sociedade.<br /><br /><strong><br /><br />Etapas desenvolvidas:</strong><br /><br />Primeiramente todos tiveram uma fundamentação geral sobre o tema, meio ambiente, buscada em jornais, revistas, livros, internet, folders, etc.<br /><br />Na sequência, a turma foi dividida em sete grupos de 4 ou 5 alunos por grupo.<br /><br />Oficinas …<br /><br />Cada grupo decidiu o subtema que gostaria de pesquisar, realizar as entrevistas, organizar as informações, montar as oficinas para posterior socialização em seminário.<br /><br /><br /><br />Após a pesquisa em diferentes meios de comunicação e suportes tecnológicos, cada grupo elaborou questões sobre o assunto, escolheu possíveis entrevistados da sociedade, enviou as questões via online, que foram corrigidas, ou alteradas conforme necessidade.<br /><br />De posse das questões, cada grupo readequou conforme observações feitas pelo professor escolheu o entrevistado, marcou hora para as entrevistas, entregou uma carta de apresentação com os objetivos do trabalho, filmaram, gravaram, reescreveram as entrevista, da oralidade para a escrita, enviaram via online, para serem editadas e comporem um livro sobre o tema.<br /><br />Cada grupo de posse das entrevistas, pesquisas, informações, vídeos, montou a sua oficina de socialização.<br /><br /><strong>Tema Código Florestal e Sisleg.</strong><br /><br />Organizaram os PPT, estudaram, definiram ações, organizaram murais coletivos e individuais.<br /><br />Alunos das 9º B e C.<br /><br />Avaliação pelas demais turmas.<br /><br />Ações<br /><br />Repasse oral dos trabalhos para a comunidade escolar.<br /><br />Entrevistas para jornal local e canal de Tevê<br /><br />Repasse de slogans e mensagens via celular (corrente de ideias).<br /><br />Uma mensagem por dia impressa no jornal local.<br /><br />Slogans – meio ambiente.<br /><br /><strong>“PENSANDO O MEIO AMBIENTE”</strong><br /><br /><br /><br />*Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.<br /><br />*É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.<br /><br />*Faça do meio ambiente o seu meio de vida.<br /><br />*Quando deixaremos de ter um “meio ambiente” degradado e obtê-lo por “inteiro”, cuidado?<br /><br />*Não cuide apenas do meio ambiente, mas sim dele inteiro.<br /><br />*É fundamental que lutemos pelo meio ambiente, pois ele realmente é o futuro da Existência humana.<br /><br />*Só saberemos o real valor da água, quando sentirmos sede.<br /><br />Nome: Cleiton Wachholz N°: 9 Série: 9ª A<br /><br /><br /><br />*Conheça mais sobre transgênicos, para saber o que realmente significa.<br /><br />*O Brasil é o único grande produtor mundial de grãos não transgênicos.<br /><br />Nome: Eduarda Konzen N°: 12 Série: 9ª A<br /><br /><br /><br /><br /><br />*A preservação do meio ambiente não pode esperar por isso seja responsável, preserve-o já.<br /><br />*As suas atitudes afetam muito o meio ambiente, então, tome decisões corretas.<br /><br />*Se conscientizem, ajudem o meio ambiente.<br /><br />*Sustentabilidade, você faz parte disso, comece por você.<br /><br /><br /><br />Manter o meio ambiente depende de atitudes.<br /><br /><br /><br />Nome: Leonardo Rafael Schmitz N°: 20 Série: 9ª A<br /><br /><br /><br /><br /><br />*Plante uma ideia positiva em sua vida, preserve o meio ambiente e cuide do nosso planeta.<br /><br />*O meio ambiente, essência da vida no planeta, é a nossa garantia de um amanhã.<br /><br />*Quem sabe se não teremos de “ultrapassar” muito a natureza para perceber o que ele quer nos dizer.<br /><br />*O homem se considera um animal inteligente, se o homem é inteligente então por que ele é o único animal que destrói a natureza.<br /><br />Nome: Daniel Antunes Herrmann N°: 10 Série: 9ª A<br /><br /><br /><br /><br /><br />Produzindo Slogans<br /><br />1-Uma pessoa sozinha não salva o mundo, faça você a sua parte.<br /><br />2-Faça sua parte ajude o meio ambiente.<br /><br />3-Com sua ajuda o mundo pode melhorar.<br /><br />4-Preserve a água, pois um dia ela vai acabar.<br /><br />5-A água é um bem limitado, vamos preservar.<br /><br />6-A água salva sua vida, vamos salvá-la?<br /><br />7-Cuide do meio ambiente e garanta um futuro melhor para os seus filhos.<br /><br />8-Se você preservar a água, você estará preservando a vida.<br /><br />9-Garanta uma vida melhor, cuide da natureza.<br /><br />Nome: Matheus H. Arndt<br /><br />Série: 9º ano A nº23<br /><br />Produzindo Slogans<br /><br />1-Só passei para te avisar, se não fosse a natureza nós não viveríamos, então use sua consciência, não mate a natureza, pois é ela quem nos dá o ar para respirar.<br /><br />2-Um sozinho não ira salvar o mundo então vamos nos unir para salvar o mundo, nossa joia mais valiosa.<br /><br />3-A sua atitude hoje, poderá salvar o mundo amanhã, então não tenha medo, vá, ajude a preservar o meio ambiente.<br /><br />4-Você+eu+todos=a natureza perfeita, vida em paz, então vamos usar a coletividade para salvar o mundo.<br /><br />5-O Brasil tem grande biodiversidade, ou seja, tem grande variedade de plantas animais e isso é sinal de orgulho, pode ter certeza, então não a destrua.<br /><br />6-Cuide da biodiversidade, pois assim você garantira um futuro melhor para a nossa próxima geração.<br /><br />Lara<br /><br /><br /><br />A beleza da natureza.<br /><br />1-A natureza precisa de ajuda, e não espere pare,pense, e faça sua parte.<br /><br />2-Árvore tem vida então ajude a salvar varias vidas.<br /><br />3-Consciência uma palavra que define a falta de caráter das pessoas está na hora de ter vergonha na cara e começar a fazer com que a natureza seja respeitada.<br /><br />4-Se a gente fosse à mãe natureza, eu gostaria que as pessoas cuidassem mais, pois para destruir algo é demorado, já para destruir é rápido.<br /><br />5-O meio ambiente, vida inteligente.<br /><br />6-Os animais são como gente, eles também sofrem, têm dor, medo, mas também querem viver.<br /><br />Nome: Gabriella De Sousa<br /><br />Série: 9º ano A Nº16<br /><br />Produzindo Slogans<br /><br />1-Não polua o meio ambiente, pois a natureza é magnifica e precisa ser respeitada.<br /><br />2-Meio ambiente é muito importante, para mim, para todos, não destrua, você ainda irá precisar dele.<br /><br />3-As leis do código florestal não são chatas, e sim importantes, pois elas ditam o que é certo ou errado em relação à natureza.<br /><br />4-Sustentabilidade é reaproveitamento, use e aproveite o meio ambiente, mas sem destruí-lo.<br /><br />Nome: Daniel Marcelo Herzog<br /><br />Série: 9º ano A Nº11<br /><br /><br /><br /><br /><br />Slogans do tema biodiversidade, trabalho sobre o meio ambiente<br /><br />1-Consciência, uma palavra que define a falta de caráter das pessoas, esta na hora de ter vergonha na cara e começar a dar valor à natureza, na grande biodiversidade do nosso país, pois muitos países não tem essa coisa maravilhosa chamada biodiversidade.<br /><br />2-Cuide da biodiversidade, do meio ambiente, pois assim você garantira um futuro melhor às próximas gerações.<br /><br />3-Você deve adorar quando você é respeitado, a nossa biodiversidade também, então a preserve-a , respeite-a.<br /><br />4-Sustentabilidade e biodiversidade, use, aproveite, mas com consciência, sem destruir o nosso meio ambiente.<br /><br />5-Muitas pessoas querem destruir as belezas naturais. Será que é por inveja? Mas você que esta lendo está frase não é invejado , então preserve estas nossas maravilhas, nossa maior riqueza.<br /><br />6-No Brasil têm duas maravilhas do mundo, temos, pois pessoas lutaram para sua preservação, buscaram a conscientização das pessoas e realmente deram a vida para protegê-la, e não seja você que irá destruí-la.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><strong>Tema – Sexualidade.<br /><br />SEXUALIDADE PRECOCE – GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA- MÉTODOS CONTRACEPTIVOS- DST-ABORTO-MÍDIAS E EROTIZAÇÃO</strong><br /><br /><br /><br />O tema sexualidade trabalhado com os 9º Anos se justifica pela:<br /><br />•Crescente abrangência dos discursos da mídia na sociedade, enquanto formadora da opinião dos adolescentes;<br /><br />•Pelo uso abusivo da sensualidade e erotismo nos meios de comunicação;<br /><br />•Pela linguagem persuasiva e imagens apelativas, instigando a precocidade da iniciação sexual, contribuindo com o grande número de adolescentes grávidas.<br /><br />.Pela necessidade de trabalhar as questões ligadas a Sexualidade com os alunos adolescentes.<br /><br /><strong>OBJETIVOS</strong><br /><br />•Ler, analisar, interpretar e confrontar os diferentes discursos veiculados pela mídia com teor de sensualidade e erotização;<br /><br />•Orientar os educandos, através de informações contextualizadas, a serem mais críticos diante dos apelos midiáticos e selecionar de forma mais criteriosa o que é verdadeiramente importante para a sua vida, para o seu crescimento.<br /><br />•Incentivar a pesquisa para além da sala de aula, salientando a importância de buscar mais fontes de informação, que visem proporcionar subsídios ao trabalho do professor;<br /><br />•Reconhecer o papel de mídia na educação, como ela constrói e permeia as relações entre as pessoas, contribuindo com a construção do conhecimento e da vivência humana criando e recriando significados, sem se deixar manipular pelas suas investidas cotidianas.<br /><br />Ponto de Partida. Discussão sobre os dados estatísticos apresentados abaixo.<br /><br /><strong>NÃO FAÇA PARTE DESTES NÚMEROS:</strong><br /><br />•20,5% dos bebês nascidos em 2007 são filhos de mães adolescentes;<br /><br />•25% das jovens de 15 a 17 anos que largam a escola o fazem por causa da gravidez;<br /><br />•72 meninas com menos de 14 anos dão a luz diariamente no país;<br /><br />•5% das mortes de garotas entre 10 e 19 anos são provocados por problemas relacionados à gestação;<br /><br />•Apenas 33% dos jovens entre 12 e 21 anos usam camisinha nas relações sexuais;<br /><br />•Mais de 20% das garotas brasileiras entre 13 e 19 anos já enfrentaram uma gravidez;<br /><br />•22% dos adolescentes iniciam suas atividades sexuais aos 15 anos. (Escolas públicas 33,1% &amp; Escola Particular 20,28% – Andi)<br /><br />•63% das alunas gestantes param de estudar. Só 40% voltam à escola depois do parto;<br /><br />•O número de parto de garotas entre 10 e 14 anos, atendidas pelo Sistema Único de Saúde – SUS, entre 1994 e 2000, subiu 18%;<br /><br />•Um milhão de adolescentes viram mães todos os anos do Brasil. Isso equivale a 2.740 partos todos os dias, 114 partos por hora e aproximadamente 2 partos por minuto;<br /><br />. 60% das meninas que engravidam no Brasil, dezoito meses depois engravidam novamente.<br /><br /><br /><br />Leitura da entrevista, presente no livro do 9º Ano, com o Dr. Drauzio Varella. Analise dos Dados.<br /><br /><a href="http://drauziovarella.com.br/saude-da-mulher/gravidez-na-adolescencia-2/" target="_blank"><a href="http://drauziovarella.com.br/saude-da-mulher/gravidez-na-adolescencia-2/" target="_blank">http://drauziovarella.com.br/saude-da-mulher/gravidez-na-adolescencia-2/</a></a><br /><br /><strong>SEXUALIDADE</strong><br /><br />O que é Sexualidade. Pesquisa online.<br /><br />•“(…) Sexualidade não se limita a órgãos genitais e ato sexual; é um movimento que permeia o desenvolvimento global do Ser. pois envolve aspectos como a construção e consolidação de vínculos, a aprendizagem de papéis sociais e de gênero, a percepção e o conhecimento do próprio corpo e de seus sentimentos, o desenvolvimento de potencialidades, o desenvolvimento e a escansão da consciência de si e do mundo ao seu redor.”<br /><br />Apresentação socialização dos resultados.<br /><br /><strong>SEXO SEGURO</strong><br /><br />“Sexo seguro é o sexo sem dor, sem trauma, é o sexo afetivo, com responsabilidade, aprendendo a respeitar a si mesmo e ao outro.”Darci Vieira da Silva Boneto<br /><br />Debate sobre as Campanhas – Uso de preservativos.<br /><br /><strong>PRESERVATIVOS- MÉTODOS CONTRACEPTIVOS.</strong><br /><br /><a href="http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/gravidez+e+sexualidade/metodoscontraceptivos.htm" target="_blank"><a href="http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/gravidez+e+sexualidade/metodoscontraceptivos.htm" target="_blank">http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/gravidez+e+sexualidade/metodoscontraceptivos.htm</a></a><br /><br />Leitura e análise do artigo da revista Veja.<br /><br />Eles sabem tudo. Será?<br /><br /><a href="http://veja.abril.com.br/especiais/jovens/p_024.html" target="_blank"><a href="http://veja.abril.com.br/especiais/jovens/p_024.html" target="_blank">http://veja.abril.com.br/especiais/jovens/p_024.html</a></a><br /><br />Produção textual dissertativa sobre os dados apresentados.<br /><br /><br /><br />Texto: Cada um tem a sua hora.<br /><br />Análise da pesquisa. Contextualização e produção textual.<br /><br /><strong>MÉTODOS CONTRACEPTIVOS</strong><br /><br />O Que são métodos contraceptivos?<br /><br />Pesquisa- Material do Agrinho- 9º Ano.<br /><br />•Tipos:<br /><br />•Eficácia (“Vantagens”)<br /><br />•Ineficácia (“Desvantagens”)<br /><br />•Especificidades de cada um:<br /><br />•Pesquisas<br /><br />•Conversa com médico<br /><br /><strong>MÍDIA E EROTIZAÇÃO</strong><br /><br />A mídia, através de seus diferentes meios de comunicação e suportes tecnológicos, estimula o erotismo precocemente, “valoriza” o sexo com mensagens distorcidas, usando na maioria dos anúncios imagens sedutoras, linguagem apelativa e polissêmica.<br /><br /><strong>O PODER DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS</strong><br /><br />(…) Os adolescentes tão pouco estão ao abrigo dos efeitos da Mídia que podem ser perversos. A busca de modelos externos, típica desta fase, dos separação de modelos familiares, fazem com que aqueles carentes de referências, tomem os padrões e comportamentos sexuais que a mídia exibe como “regra de conduta”.<br /><br />(in Jornal do Psicólogo, CRP-O4, BH, 20, 75, a abril a junho de 2003, 9).<br /><br /><strong>PROPAGANDAS</strong><br /><br />• ”A propaganda seduz nossos sentidos, mexe com nossos desejos, revolve nossas aspirações, fala com nosso inconsciente, nos propõe novas experiências, novas atitudes, novas ações” (SAMPAIO, 2003, p. 23).<br /><br />•A mensagem publicitária convence, atrai, interessa, influencia a determinadas decisões e atitudes, mesmo que o leitor não admita ou não perceba que está sendo sutilmente manipulado; ele é assujeitado.<br /><br />•Confirma o autor: “É fato incontestável que todos os integrantes das modernas sociedades de consumo são influenciados pela propaganda. Não há como escapar de sua influência. Nem querendo” (SAMPAIO, 2003, p. 23).<br /><br />O texto verbal é mais explícito que a imagem, porém, a ilustração tem o poder de comunicar de imediato, com mais rapidez, e levam a uma interpretação, forçando o receptor a interagir mais efetivamente com o produto mesmo que de forma subconsciente.<br /><br />•A propaganda para conseguir seus intentos é apelativa, é persuasiva e incansável. “Joga” de forma sutil e ao mesmo tempo arrebatadora; precisa emocionar, interessar e motivar o leitor a consumir, para que este se sinta “ajustado socialmente”, integrado e atualizado.<br /><br />•Vale-se de imagens atraentes, mulheres jovens, dentro dos padrões estipulados de beleza, transfere valores de um grupo reduzido para a sociedade como um todo.<br /><br />•Induzem ao ato de comprar não por necessidade, mas para galgar o referencial preconizado pela propaganda.<br /><br /><strong>ARTIGO – PORNOCULTURA E GRAVIDEZ PRECOCE.</strong><br /><br /><a href="http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo738.shtml" target="_blank"><a href="http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo738.shtml" target="_blank">http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo738.shtml</a></a><br /><br />•O artigo “Pornocultura e gravidez precoce”, de Carlos Alberto Di Franco, deixa claro que a raiz do problema<br /><br />“está na onda de baixaria e vulgaridade que tomou conta do ambiente nacional. Hoje diariamente na televisão, nos outdoors, nas mensagens publicitárias, o sexo foi guindado à condição de produto de primeira necessidade”.<br /><br />O Estadão, 14/07/2008<br /><br />Oficinas realizadas sobre o tema Sexualidade e subtemas.<br /><br />• Sexualidade precoce<br /><br />• Gravidez na adolescência<br /><br />• Aborto<br /><br />• DST<br /><br />• Métodos contraceptivos<br /><br />• Mídia X Sexualidade precoce<br /><br /><strong>BULLYING<br /><br />BULLYING – BRINCADEIRAS QUE FEREM</strong><br /><br />Trabalhos realizados pelos alunos para fundamentação teórica sobre o tema:<br /><br />- Conversa informar sobre o tema violência nas escolas.<br /><br />– Pesquisa e coleta em diferentes sites, sobre imagens que caracterizam a Violência (diferenciando linguagem verbal e não verbal); momento em que foi explorada a leitura de imagens e seleção das imagens para ilustrarem os murais.<br /><br />– Visita ao site do Colégio, para visualização dos textos já disponibilizados no sobre Bullying e <strong>Cyberbullying</strong><br /><br />– Pesquisa online sobre o tema Bullying. Apresentação oral das pesquisas. Debate e comparação entre as pesquisas, analisando os dados sobre os casos de violências mais comuns.<br /><br />– Texto informativo e persuasivo: “Brincadeiras que ferem”. Leitura, análise e interpretação. Trabalho individual e socialização das conclusões em forma de trabalho escrito.<br /><br />– Retomada de Notícias que marcaram os casos de Bullying no mundo e no Brasil. Ênfase no caso Realengo (2011).<br /><br /><br /><br />– O que é cyberbullying. Leitura da reportagem – Gazeta do Povo: “Justiça de PG condena pais em processo por danos morais”<br /><br />Notícia sobre o caso de uma aluna de Ponta Grossa, que sofreu bullying via internet. Momento em que foi evidenciado o gênero Notícia e suas especificidades.<br /><br />– Gênero textual- carta do leitor. Especificidades do gênero, suportes e esferas de comunicação. Noção de argumentação. Produção de cartas de leitores de acordo com textos da Revista Nova Escola.<br /><br />– Leitura de diferentes cartas de leitores, em diferentes jornais, para familiarização com o gênero “carta do leitor”ou opinião do leitor. Comparação com a estrutura da carta familiar.<br /><br />– Leitura e análise do texto base retirado da Revista Nova Escola, “Bullying”. Cada aluno colocou-se como leitor e escreveu para a redação da revista, realizando uma análise e comentários sobre o texto analisado.<br /><br /><strong>Meio ambiente<br /><br />Tema meio ambiente.</strong><br /><br />Após a sistematização do tema meio ambiente, presentes nos cadernos do Programa Agrinho, subdividimos os assuntos em vários subtemas: biodiversidade, código florestal, sisleg, resíduos retornáveis, poluição ambiental, água, sustentabilidade, transgênicos etc.<br /><br /><br /><br />Realizamos uma enquete sobre as novidades que circulam nas diferentes mídias, sobre o Código, florestal, transgênicos, sisleg, biodiversidade, sustentabilidade, resíduos retornáveis, uso consciente da água, etc.<br /><br /><br /><br />A sala foi dividida em 7 grupos menores e cada um destes ficou responsável para pesquisar seu assunto, elaborar questionamentos, definir ações, entrevistar pessoas da comunidade, elaborar oficina para socialização com as demais salas.<br /><br /><strong><br /><br />Ações definidas</strong>:<br /><br />Uma ação por dia, durante a última semana de julho e durante o mês de agosto. Uso das mídias. Postar um slogan por dia, compartilhar com os colegas do face mensagens, vídeos sobre os temas trabalhados, enfim, chamando cada um para participar.<br /><br />Editar no jornal da cidade, todos os dias, um texto ou frase sobre os temas trabalhados, com o objetivo de chamar a atenção dos leitores, para os problemas levantados e possíveis soluções a serem colocadas em prática.<br /><br />Produção de slogans com o objetivo de chamar a atenção dos demais alunos e comunidades escolar.<br /><br />Oficinas de socialização no ambiente escolar e fora deste.<br /><br />Trazer par a escola os colaboradores, especialistas das entrevistas, para subsidiarem ainda mais os trabalhos desenvolvidos.<br /><br />Participar De Programas “Espaço aberto” TV. Canal 10<br /><br />Video- Nova escola sustentabilidade;<br /><br /><a href="http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/video-rachel-trajber-fala-sustentabilidade-683889.shtml" target="_blank"><a href="http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/video-rachel-trajber-fala-sustentabilidade-683889.shtml" target="_blank">http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/video-rachel-trajber-fala-sustentabilidade-683889.shtml</a></a><br /><br /><br /></td></tr></table></td></tr></table> <br /><br />Está notícia foi publicada no &quot;61 ANOS - UMA HISTÓRIA DE SUCESSO&quot; CE ERON DOMINGUES EFMN<br /><a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/">http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br</a><br /><br /> Endereço desta notícia: <!-- Tag below can be used to display Permalink image --><!--img src="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/images/x.gif" /--><br /> <a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1198">http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1198</a> </td></tr></table> </body>]]>