319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2"><span style="text-decoration: none;" /></font></font></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2"><span style="text-decoration: none;">No encontro, foram debatidas questões como promoções de professores e funcionários das escolas, piso salarial, saúde funcional e orçamento do Estado. “Se existe um governo que tem lado é este governo. E o lado do governador Requião é o lado dos professores”, ressaltou o chefe de gabinete do governador, Carlos Moreira.</span></font></font></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2"><strong>Marechal Cândido Rondon<a name="MCR"></a></strong></font></font></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2">O <strong>Colégio Estadual Eron Domingues</strong> da rede estadual de ensino do Paraná viveu, durante o dia 31 de agosto, uma rotina diferente. Por conta da mobilização do <strong>'Dia de Luta e de Luto'</strong> dos trabalhadores em educação pública, as aulas foram ministradas num período de tempo mais curto, 30 minutos em vez de 50. No tempo restante, os trabalhadores realizaram debates nas escolas. A atividade, organizada pela APP-Sindicato, marca os 21 anos do '30 de Agosto', dia histórico para os professores e funcionários de escola paranaenses.</font></font></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2">Para o professor de Geografia Nilson Lampert, consta na pauta da reivindicação a equiparação salarial, melhoria no atendimento a saúde, e das condições de trabalho, piso salarial nacional profissional, hora atividade de 33%, pagamento das promoções dos professores e funcionários, progressão dos funcionários, mais agilidade na nomeação de concursados e aprovação de leis estaduais que </font></font><font face="Tahoma"><font size="2">favorecem a classe e a educação.</font></font></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2"><strong>Saúde: </strong>Uma das principais preocupações atuais é com a saúde dos educadores do Estado, tendo em vista que é expressivo o número de afastamentos de profissionais devido a problemas de saúde. Por esta razão o órgão está desenvolvendo uma pesquisa junto aos trabalhadores da educação. Na programação constou o preenchimento do questionário sobre o tema. Com a pesquisa, a APP, lança a campanha. “<strong>Quanto vale a saúde de um educador” “Os Educadores estão doentes!”</strong> . Os líderes entendem que a partir do resultado da pesquisa será possível sensibilizar a todos sobre a importância de o educador estar saudável para que possa promover uma educação com qualidade, conclui Lampert.</font></font></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2">No Colégio, os educadores e funcionários receberam da APP um material específico para auxiliar no debate:<strong> uma edição especial do Jornal 30 de Agosto e um vídeo sobre os 21 anos da data, que pararam suas atividades e reuniram-se para realizar a discussão com ajuda do jornal e do vídeo.</strong></font></font><br /><br /></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2">Este ano, como a data caiu num domingo, a mobilização foi transferida para a segunda-feira, dia 31. Além disso, como medida preventiva contra a Gripe A, não foi realizada a tradicional caminhada em direção ao Centro Cívico. Mas a mudança na programação não alterou a negociação com o governo. A reunião entre a direção sindical e membros do Poder Executivo foi mantida e iniciou às 11h00, no Palácio das Araucárias.</font></font><br /><br /></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2">O dia é um momento especial no calendário da rede pública estadual de ensino. "Primeiro porque é uma aula de democracia e segundo porque temos a oportunidade de mostrar à sociedade, neste dia, que as nossas reivindicações e mobilizações não se restringem à nossa luta salarial. Claro que lutamos por nossa carreira, mas também por uma educação de qualidade, que beneficie a todos", destaca.</font></font><br /><br /></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2">Outra educadora do Instituto, e também representante de escola, a professora de Química Isabel Cristina Calzado Trindade, tem um entendimento similar. "É uma oportunidade preciosa que temos para falar com os alunos, nosso elo direto com a sociedade, sobre a Educação no nosso Estado e no nosso país. Esses debates servem para que eles entendam as motivações e os objetivos das nossas lutas. Além disso, é um estímulo para que também se envolvam no processo", avalia.</font></font><br /><br /></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2">Para ambos, a atuação sindical tem trazido uma série de ganhos para os trabalhadores. "A APP tem feito um trabalho positivo e a entidade tem adquirido, a cada ano, uma representatividade cada vez maior nas escolas. Tudo isso graças ao fato de encabeçar lutas que resultaram em conquistas importantes para a categoria", afirma Ferreira.</font></font></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2">Assim como no Instituto e outras unidades por todo o Estado, o Colégio Estadual do Paraná também participou da mobilização. Lá, a atividade contou com a participação da secretária Educacional da APP, professora Janeslei Aparecida Albuquerque. Já a secretária Geral do sindicato, professora Isabel Catarina Zolnner, acompanhou reuniões em escolas da base do Núcleo Sindical Metropolitano Sul de Curitiba.</font></font></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><strong>Reivindicação</strong></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><strong><font face="Tahoma"><font size="2">Luta pela Educação -</font></font></strong><font face="Tahoma"><font size="2"> A presidente da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho, vê na data e na mobilização um momento de reflexão. "</font></font><font face="Tahoma"><font size="2"><strong>São anos de intensa luta e muita resistência. Mas o mais importante é que todos nós temos que estar unidos na defesa da educação pública, para que tenhamos, de fato, uma escola pública que leve conhecimento e cidadania"</strong></font></font><font face="Tahoma"><font size="2">, destaca.</font></font><br /><br /></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2">Para o secretário de Imprensa e Divulgação da APP, professor Luiz Carlos Paixão da Rocha, relembrar o 30 de agosto vai além de eternizar um momento sombrio. <strong>"A tragédia daquele dia é inesquecível, por isso celebramos a data com tristeza, mas também com muita disposição de lutar. Assim, a cada ano, deixamos a mensagem de que a educação precisa ser prioridade, seja qual for o governo",</strong> diz.</font></font><br /><br /></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2">Durante os debates nas escolas, os educadores e a comunidade escolar também foi convidada a integrar a mobilização do próximo dia 16 de setembro, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). <strong>A atividade tem como objetivo cobrar, dos governos, a implantação imediata do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), que foi criado através de lei sancionado pelo presidente Lula em julho de 2008.</strong></font></font></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><font face="Tahoma"><font size="2"><a href="(tammairanslip)void(0);/*1251824230055*/">Voltar ao topo da página</a><strong><br /><br /></strong></font></font></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"><br /><br /></p>]]>
|
319
| <![CDATA[<p align="justify" style="margin-bottom: 0cm;" class="western"> </p>]]>
|