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www.boletimdasaude.rs.gov.br/conteudo/2867/editorial

84.42 15 54
Recomendações Avaliadas
1.1 Respeitar os Padrões Web.

Recomendações

Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
1.1.3 Presença de CSS(s) in-line 16 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 692
1.1.6 Presença de javascript(s) interno 3 49 54 204
261 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Aos Leitores, nossos eternos parceiros O Boletim da Sa&uacute;de, considerado a alma da Escola de Sa&uacute;de P&uacute;blica/SES, &eacute; uma revista que faz parte da vida dos trabalhadores da pol&iacute;tica de sa&uacute;de h&aacute; 47 anos. Dar voz ao Boletim &eacute; uma forma de valoriza&ccedil;&atilde;o e de consolida&ccedil;&atilde;o do que historicamente vem sendo constru&iacute;do pelos trabalhadores da rede de sa&uacute;de. Com um novo projeto editorial mais moderno, o Boletim atende as exig&ecirc;ncias de normatiza&ccedil;&atilde;o atingindo abrang&ecirc;ncia nacional e internacional, salto qualitativo sustentado no compromisso &eacute;tico com os trabalhadores e com a pol&iacute;tica de sa&uacute;de.</p>]]>
262 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Esta edi&ccedil;&atilde;o <strong>abre com o artigo </strong>que aborda o apoio institucional como mais uma possibilidade de fortalecimento da Aten&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (AB) e implanta&ccedil;&atilde;o das Redes de Aten&ccedil;&atilde;o &agrave; Sa&uacute;de, reiterando a import&acirc;ncia tanto da AB como da Educa&ccedil;&atilde;o Permanente no processo de consolida&ccedil;&atilde;o do SUS. Expressa o trabalho vivo em ato, pois tem vincula&ccedil;&atilde;o com quem faz o trabalho e cuida da vida em geral e da vida do outro, privilegia as redes de aten&ccedil;&atilde;o, rompendo com determinantes da hegemonia do modelo de sa&uacute;de biom&eacute;dico e hospitaloc&ecirc;ntrico historicamente constru&iacute;do.</p>]]>
263 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O <strong>segundo artigo </strong>aborda a integralidade, educa&ccedil;&atilde;o permanente e trabalho em equipe e sua import&acirc;ncia na forma&ccedil;&atilde;o de profissionais que atuar&atilde;o na rede de sa&uacute;de destacando que essas categorias tomam um sentido mais consistente quando trabalhados nos l&oacute;cus de interven&ccedil;&atilde;o, ou seja, nos servi&ccedil;os. A indaga&ccedil;&atilde;o j&aacute; no t&iacute;tulo do <strong>terceiro artigo </strong>&eacute; um desafio que instiga a leitura, pois aborda dois temas fundamentais: educa&ccedil;&atilde;o popular e sa&uacute;de. A educa&ccedil;&atilde;o popular como paradigma educativo tem como estofo os saberes populares e como horizonte a emancipa&ccedil;&atilde;o humana e a transforma&ccedil;&atilde;o social e &eacute; contribui&ccedil;&atilde;o do maior pedagogo brasileiro, Paulo Freire. A conson&acirc;ncia entre educa&ccedil;&atilde;o popular e sa&uacute;de se confirma na medida em que se entende a sa&uacute;de como direito de todos, que deve ser garantida de forma integral e equitativa e que para ser consolidada exige a conscientiza&ccedil;&atilde;o, a valoriza&ccedil;&atilde;o dos saberes e da cultura, a inclus&atilde;o de todos, convocando para sua solidifica&ccedil;&atilde;o a educa&ccedil;&atilde;o popular. Frente aos obst&aacute;culos</p>]]>
264 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">que se agigantam sustentados pelo crescimento das pol&iacute;ticas neoliberais as quais n&atilde;o tem como valor o coletivo, o popular, o direito e sim o individualismo, o privado e o lucro, o tamanho do desafio est&aacute; expresso na densidade das palavras do autor do artigo &ldquo;articular mundo dos sonhos, a utopia com a realidade do mundo de hoje, cada vez mais difuso, sem fronteiras e que se transforma aceleradamente&rdquo; (ALBUQUERQUE, 2016). Ainda na perspectiva da educa&ccedil;&atilde;o popular, mas com &ecirc;nfase no controle social o <strong>quarto artigo </strong>compartilha os resultados de pesquisa realizada em Centro de Aten&ccedil;&atilde;o Psicossocial enfatizando nos seus resultados que a Educa&ccedil;&atilde;o Permanente quando amparada na educa&ccedil;&atilde;o popular ressignifica e redimensiona os processos de trabalho em sa&uacute;de.</p>]]>
265 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O <strong>quinto artigo </strong>aborda tema do cotidiano desafiador de consolidar uma pol&iacute;tica de sa&uacute;de universal e de qualidade contando para isso com a participa&ccedil;&atilde;o do trabalhador desta pol&iacute;tica que tenha nesse desafio e nesse cotidiano mais satisfa&ccedil;&atilde;o do que sofrimento. As autoras imp&otilde;em uma reflex&atilde;o fundamental que incide no protagonismo do trabalhador sobre seu sofrimento, sua sa&uacute;de, sua criatividade, enfim assumindo a autoria da pr&oacute;pria vida.</p>]]>
266 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O <strong>sexto artigo</strong>, ao tratar da dor e do sofrimento na rela&ccedil;&atilde;o com o cuidado e com o cuidador em sa&uacute;de, conduz a refletir sobre o trabalho em sa&uacute;de, o cuidado com o pr&oacute;prio corpo, com a pr&oacute;pria vida e o cuidado e a vida do outro. Mais do que um alerta sobre o risco da solid&atilde;o que se estabelece quando o trabalho em sa&uacute;de impossibilita de estar/ser com o outro, alerta para solid&atilde;o imputada aos que necessitam da interven&ccedil;&atilde;o de um profissional.</p>]]>
267 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Ao utilizar o filme A pele que habito de Pedro Almod&oacute;var os autores criam engenhosamente uma rela&ccedil;&atilde;o que permite a analogia entre o filme que trata de situa&ccedil;&otilde;es criadas &agrave; revelia das vontades dos personagens &ndash; Vicente que se transforma em Vera em uma transexualidade for&ccedil;ada &ndash; com os modos de vida contempor&acirc;neos. E assim como Almod&oacute;var que colocou o expectador em uma situa&ccedil;&atilde;o desconfort&aacute;vel e tensa. O <strong>s&eacute;timo artigo </strong>desconforta e instiga o leitor ao alertar sobre o corpo que impossibilita a respira&ccedil;&atilde;o, o movimento e a reinven&ccedil;&atilde;o e ao questionar sobre &ldquo;poss&iacute;veis sa&iacute;das e brechas&rdquo;. Nas sociedades capitalistas o trabalho tem sido cada vez mais fonte de sofrimento e adoecimento consequ&ecirc;ncia da precariza&ccedil;&atilde;o das condi&ccedil;&otilde;es expressas nas diversas formas de explora&ccedil;&atilde;o e subordina&ccedil;&atilde;o.</p>]]>
268 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O <strong>oitavo artigo</strong>, trata de pesquisa, ouviu trabalhadoras quanto &agrave;s suas dores e encontrou que sentimentos como a impot&ecirc;ncia, resigna&ccedil;&atilde;o e a limita&ccedil;&atilde;o concreta para realiza&ccedil;&atilde;o de tarefas cotidianas. A avalia&ccedil;&atilde;o dos sistemas de sa&uacute;de &eacute; fundamental para garantir o atendimento com qualidade das necessidades de sa&uacute;de da popula&ccedil;&atilde;o e deve contemplar a rela&ccedil;&atilde;o entre o custo e o impacto dos servi&ccedil;os sobre a sa&uacute;de da popula&ccedil;&atilde;o.</p>]]>
269 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O <strong>nono artigo </strong>aprofunda a discuss&atilde;o sobre a avalia&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas afirmando a import&acirc;ncia da participa&ccedil;&atilde;o da comunidade e de outras institui&ccedil;&otilde;es que possam impactar positivamente na produ&ccedil;&atilde;o de conhecimento com consequente tomada de decis&atilde;o e constru&ccedil;&atilde;o de a&ccedil;&otilde;es. Considerando os par&acirc;metros de produ&ccedil;&atilde;o capitalista cada vez mais o trabalho tem sido reduzido &agrave; l&oacute;gica instrumental de produ&ccedil;&atilde;o de mercadoria, gera&ccedil;&atilde;o de lucro e/ou sobreviv&ecirc;ncia. Estudos sobre o trabalho como fonte de realiza&ccedil;&atilde;o e satisfa&ccedil;&atilde;o, como o proposto no <strong>d&eacute;cimo artigo</strong>, s&atilde;o sempre fonte de indaga&ccedil;&atilde;o e curiosidade intelectual e ao mesmo tempo suspiros de esperan&ccedil;a ou desesperan&ccedil;a.</p>]]>
270 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">O <strong>&uacute;ltimo artigo </strong>apresenta o perfil dos usu&aacute;rios de um servi&ccedil;o. Sabe-se que a informa&ccedil;&atilde;o consistente, de qualidade e segura &eacute; tamb&eacute;m instrumento pol&iacute;tico para reivindica&ccedil;&atilde;o e negocia&ccedil;&atilde;o pol&iacute;tica, pois exige dos trabalhadores e gestores uma posi&ccedil;&atilde;o frente ao dado que &ldquo;n&atilde;o mente&rdquo; e que &ldquo;denuncia&rdquo; a necessidade de a&ccedil;&otilde;es concretas.</p>]]>
271 <![CDATA[<p style="text-align: justify;">Enfim, a reedi&ccedil;&atilde;o do Boletim de Sa&uacute;de, foi o resultado do investimento paciente e persistente, da atual gest&atilde;o da Escola de Sa&uacute;de P&uacute;blica apesar das adversidades do momento pol&iacute;tico-econ&ocirc;mico. Em especial destacamos colegas que, para al&eacute;m do que lhes cabe como atribui&ccedil;&atilde;o profissional superaram os obst&aacute;culos para que esta publica&ccedil;&atilde;o acontecesse, s&atilde;o eles: Teresinha Valduga, Silvana Amaro, Lia Mara Dil&eacute;lio, Luis Henrique Esteves ... A esse grupo corajoso, incans&aacute;vel, esperan&ccedil;oso Arist&oacute;teles diria &ldquo;A coragem &eacute; a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.&rdquo;</p>]]>
272 <![CDATA[<p style="text-align: justify;" align="right"><strong> ;</strong></p>]]>
273 <![CDATA[<p style="text-align: right;" align="right"><strong>Maria Isabel Barros Bellini</strong></p>]]>
274 <![CDATA[<p style="text-align: right;" align="right"><strong>Editora</strong></p>]]>
275 <![CDATA[<p style="text-align: right;"></p>]]>
692 <![CDATA[<div id="dialog-message" style="display: none"></div>]]>
49 <![CDATA[<script>var _gaq = _gaq || [];_gaq.push(['_setAccount', 'UA-56824797-2']);_gaq.push(['_setDomainName', 'boletimdasaude.rs.gov.br']);_gaq.push(['_trackPageview']);(function() {var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true;ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js';var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s);})();</script>]]>
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