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| <![CDATA[<div id='sobreTema' style="display: none">
<span id="ctl00_ContentPlaceHolder1_lblSobreTema"><BR>O surgimento e o crescimento da atividade comercial estão diretamente relacionados ao surgimento e ao grau de prosperidade das cidades, daí ser considerado como uma atividade urbana. <BR>Tal atividade compreende ;dois ;segmentos, conhecidos como comércio atacadista e ;comércio varejista. O atacadista faz a distribuição de mercadorias para o varejista. Este útlimo tem como objetivo atender à procura de mercadoria pelo público.<BR></SPAN></SPAN></SPAN></SPAN></SPAN><SPAN class=texto_serie><SPAN class=texto_serie><SPAN class=texto_serie><SPAN class=texto_serie><SPAN class=texto_serie>Quanto à sua organização, a atividade comercial é classificada em formal e informal. Formal quando a atividade se realiza através de empresa juridicamente constituída para tal fim, com registro, razão social e endereço definidos, caso contrário diz-se informal. O melhor exemplo de comércio informal é o praticado por camelôs.<BR> ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ;...<BR><BR>Fontes de dados<BR><BR>As informações estatísticas sobre o comércio são produzidas por dois tipos de pesquisas realizadas pelo IBGE: pesquisa conjuntural e pesquisa estrutural. <BR>- A primeira, a ;Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural, isto é, de curto prazo (neste caso, mensal), do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Produz indicadores de volume de venda ;e de receita nominal, desagregados em grupos de atividades, para o Brasil e 12 das 27 Unidades da Federação. ;Para as ;demais, são divulgados indicadores para o comércio varejista, sem desagregação. ;<BR>- ; A segunda, ;a Pesquisa Anual do Comércio (PAC), ;produz ;um conjunto de informações econômico-financeiras que permitem estimar as características estruturais do setor empresarial do comércio e acompanhar a sua evolução ao longo do tempo. São coletados ;dados sobre receitas, despesas, pessoal ocupado, salários, entre outros aspectos, com destaque para as empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, além de dados regionalizados sobre a distribuição e a configuração desse setor econômico. </SPAN></SPAN></SPAN></SPAN></SPAN></span>
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