622
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;">As Feiras de Ciências e Mostras Culturais além de ajudarem a descobrir novos cientistas e artistas, proporcionam uma oportunidade à expressão individual e à criatividade, que não se revelam apenas no trabalho diário de sala de aula, tendo como objetivo, integrar a comunidade à escola; despertar e/ou desenvolver o gosto pela pesquisa e experimentação; desenvolver a criatividade e o espírito crítico; formar hábitos e atitudes sociais e o senso de responsabilidade;</font></font></p>]]>
|
624
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="text-indent: 1.25cm; margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="font-weight: normal;"> São características desejáveis nos trabalhos para a Mostra Cultural e Científica, o c</span></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><em><span style="font-weight: normal;">aráter investigatório, a criatividade e a relevância. </span></em></font></font> </p>]]>
|
626
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong>Metodologia:</strong></font></font></p>]]>
|
628
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><em><strong>Disciplinas contempladas</strong></em></font></font></p>]]>
|
632
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><em><span style="font-weight: normal;">Ensino Fundamental:</span></em></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="font-weight: normal;"> História, Geografia, Inglês, Matemática, Ciências, tema Cultura Afro-Brasileira (7ª e 8ª séries) e Indígena( 5ª e 6ª séries). ( 06 grupos em cada turma)</span></font></font></p>]]>
|
637
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><em><span style="font-weight: normal;">Ensino Médio:</span></em></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="font-weight: normal;"> Arte (1º ano), Matemática, História, Geografia, Inglês (2º e 3º ano), Biologia, Química, Física e Sociologia e o tema Cultura Afro-Brasileira (2º e 3º ano) e Indígena(1º ano). (09 grupos em cada turma)</span></font></font></p>]]>
|
643
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <br />
<br />
</p>]]>
|
647
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong>1</strong></font></font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong>º</strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong> momento</strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong> - Escolha do Tema e Organização dos Grupos: </strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;">Os temas serão definidos pelos professores, sendo específico para cada turma e disciplina, em acordo com os conteúdos já trabalhados com os alunos, considerando que os professores já foram orientados a incluí-los no PTD desde o início do ano letivo. Repassar os temas à equipe Pedagógica, do seu turno, no período de 09 a 16/08. Os grupos das temáticas: Cultura Afro-Brasileira e Indígena serão orientados pela Equipe Multidisciplinar da escola.</font></font></p>]]>
|
649
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"> </font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><u><strong>Importante: </strong></u></font></font> </p>]]>
|
651
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"> São os professores que deverão preparar o material de pesquisa sobre o tema, deixando-o separado ou indicado na secretaria e/ou com a equipe pedagógica, além de endereços eletrônicos, referências bibliográficas, etc.; para facilitar a organização da escola. </font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="font-weight: normal;">Porém, os trabalhos de pesquisa deverão ser realizados com os alunos durante as aulas, em sala de aula. O laboratório de informática e a biblioteca poderão ser utilizados para pesquisa, desde que com prévio agendamento junto à secretaria e com atendimento de todos os alunos da turma.</span></font></font></p>]]>
|
653
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"> </font></font><font color="#000000"><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;">Os grupos serão formados pela equipe pedagógica e professores. A equipe pedagógica ficará responsável por divulgar os grupos aos alunos.</font></font></font></p>]]>
|
655
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"> Em cada turma, os grupos escolherão os temas, sendo que todas as disciplinas citadas anteriormente deverão ser contempladas, será permitido apenas um grupo/trabalho por disciplina/série. Caso mais de um grupo escolha o mesmo tema, deverá ser feito um sorteio para ver qual grupo irá desenvolvê-lo.</font></font></p>]]>
|
657
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <br />
<br />
</p>]]>
|
661
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong>2º</strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong> momento</strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong> Pesquisa e Elaboração do Projeto: </strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"> Nesse momento, cada grupo deverá elaborar um projeto contendo: introdução; fundamentação teórica; metodologia e materiais a serem utilizados na confecção e apresentação do trabalho; conclusão e referências. Há orientações sobre a organização de trabalhos na agenda escolar do aluno;</font></font></p>]]>
|
663
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font color="#000000"><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"> O projeto será avaliado pelo professor orientador, devendo ser </font></font></font><font color="#000000"><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><u><strong>entregue até o dia (30/09)</strong></u></font></font></font><font color="#000000"><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;">, tendo valor de 10,0, o qual será somado à nota da apresentação para obtenção da média geral do trabalho (ver outras observações no 5º momento sobre a avaliação geral da mostra). Obs.: O professor fará os registros das notas nos livros após o término de todo o processo (trabalho teórico + apresentação).</font></font></font></p>]]>
|
665
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font color="#000000"><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"> </font></font></font></p>]]>
|
667
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong>3º</strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong> momento</strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong> Confecção dos Trabalhos (prática): </strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="font-weight: normal;">A confecção dos trabalhos será realizada conforme cronograma abaixo, cabendo ao professor orientador acompanhar o trabalho desenvolvido pelos alunos, sendo o mediador entre teoria e prática. Lembramos que não poderão ser aceitos apenas trabalhos escritos, como cartaz ou história em quadrinhos. </span></font></font> </p>]]>
|
669
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"> O material que será utilizado na confecção dos trabalhos é de responsabilidade do aluno. Na escola estarão disponíveis apenas os materiais: folha sulfite, cola, cartolina, tinta guache e pincel atômico. Logo, os professores deverão solicitar materiais com custo acessível e/ou recicláveis.</font></font></p>]]>
|
731
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <br />
<br />
</p>]]>
|
735
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong>4º</strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong> momento</strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong> Exposição/Apresentação dos Trabalhos: </strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="text-decoration: none;"><span style="font-weight: normal;">As apresentações dos trabalhos acontecerão nos </span></span></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><u><span style="font-weight: normal;">dias 25 (para o Ensino Médio Noturno) e 26/10/2011(Ensino Fundamental) por turno.</span></u></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="text-decoration: none;"><span style="font-weight: normal;"> </span></span></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="text-decoration: none;">Os trabalhos serão organizados pelos alunos antes do início das apresentações. Ao fim do turno cada equipe deverá recolher seu material deixando a sala organizada para as próximas apresentações.</span></font></font></p>]]>
|
829
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <br />
<br />
</p>]]>
|
833
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"> É válido lembrar que a presente proposta visa convidar a comunidade a participar e prestigiar o trabalho desenvolvido, bem como estender o convite a outras escolas da região. </font></font> </p>]]>
|
835
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong> OBS.: </strong></font></font><font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="font-weight: normal;">Durante as apresentações no turno, será dado 30 min para cada turma ver os trabalhos dos demais alunos, conforme cronograma abaixo:</span></font></font></p>]]>
|
984
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <br />
<br />
</p>]]>
|
988
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Bitstream Vera Sans, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong>5º</strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong> momento</strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong> Avaliação: </strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="font-weight: normal;">a avaliação dos trabalhos será realizada em dois momentos: trabalho de pesquisa (teórico) e a prática/explicação.</span></font></font></p>]]>
|
992
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><em><u><span style="font-weight: normal;">Trabalho de pesquisa (teórico):</span></u></em></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><em><span style="text-decoration: none;"><span style="font-weight: normal;"> </span></span></em></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="font-weight: normal;">Esse </span></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><em><strong>trabalho será avaliado pelo professor orientador, e terá valor 10,0.</strong></em></font></font></p>]]>
|
997
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><em><u><span style="font-weight: normal;">Apresentação/exposição:</span></u></em></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="font-weight: normal;"> será avaliado por todos os professores que estiverem na escola no dia das apresentações. Independente da área o professor irá avaliar o trabalho exposto (a produção final do grupo), atribuindo valor de 0,0 a 60,0, e a apresentação oral, explicação individual do aluno atribuindo valor de 0,0 a 40,0. </span></font></font></p>]]>
|
1003
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; font-weight: normal; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"> O cálculo da média da Mostra Científica será feita da soma do valor do trabalho escrito com o valor da apresentação e dividida por 2. Essa média será computada no 3º Trimestre em todas as disciplinas envolvidas no Projeto Mostra Científica. </font></font> </p>]]>
|
1005
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="font-weight: normal;"> </span></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><u><strong>ATENÇÃO: </strong></u></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><u><span style="font-weight: normal;">como já foi citado,</span></u></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><u><strong> </strong></u></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><u><span style="font-weight: normal;">a avaliação da Mostra Científica será feita em dois momentos, já o registro no Livro de Chamada será feito após o cálculo da média final obtida por cada aluno, qual será disponibilizado pela Secretaria.</span></u></font></font></p>]]>
|
1007
| <![CDATA[<p align="justify" class="western" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;"> <font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><strong> RECUPERAÇÃO: </strong></font></font><font face="Arial, sans-serif"><font size="2" style="font-size: 10pt;"><span style="font-weight: normal;">por se tratar de um trabalho em equipe, com consulta e também com orientação pedagógica dos professores e equipe pedagógica, a recuperação deverá se dar pelo professor de cada disciplina somente para alunos com justificativa e utilizando instrumentos avaliativos diferenciados. </span></font></font> </p>]]>
|