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| <![CDATA[<p align="justify">O processo metodológico é um meio de orientar ações padronizadas para a obtenção de resultados comuns na organização, visando facilitar a manutenção e formar base de conhecimento de sistemas. <br />
A Metodologia de Desenvolvimento de Software objetiva o detalhamento do ciclo de vida, especificando princípios, técnicas, linguagem de representação, normas, procedimentos e documentação necessária ao desenvolvimento. <br />
A metodologia CELEPAR detalha cada fase do ciclo de vida do processo de desenvolvimento através de Fluxos de Trabalho. <br />
<br />
<strong>Fluxo de Trabalho:</strong> <br />
Representação descritiva da fase em etapas e atividades. Nesta representação, evidencia-se o fluxo de informação, precedência de atividades, artefatos resultantes, papéis e material de apoio: modelo, guias e ferramentas homologadas. <br />
<br />
<strong>Etapas:</strong> <br />
Corresponde a um conjunto de atividades de uma fase de trabalho, as quais operam em um ciclo de vida. <br />
<br />
<strong>Atividades:</strong> <br />
Corresponde a um conjunto de tarefas de uma etapa de trabalho, as quais geram a versão final de um produto ou de um serviço. <br />
As atividades estão fortemente relacionadas aos artefatos. Os artefatos fornecem a entrada e a saída para as atividades, bem como o mecanismo pelo qual as informações são transmitidas entre elas. <br />
<br />
<strong>Papéis (Quem?)</strong> <br />
Um papel define um conjunto de atribuições e responsabilidades de um profissional ou grupo de profissionais que participam de determinado projeto. <br />
Em geral, as responsabilidades são associadas a artefatos que devem ser produzidos e mantidos ao longo da realização de uma atividade. <br />
Um indivíduo ou grupo de indivíduos pode assumir, cumulativamente, mais de um papel durante o projeto; e, no mesmo projeto, pode haver mais de um indivíduo desempenhando o mesmo papel. <br />
Papéis não são pessoas, descrevem como as pessoas se comportam e quais são suas responsabilidades. <br />
<br />
<strong>Artefatos (O quê?)</strong> <br />
Artefato representa um produto concreto produzido/modificado pela execução de determinada atividade. Um artefato pode ser insumo para a produção de outro. <br />
<br />
<strong>Modelos</strong><br />
São estruturas predefinidas de um artefato. <br />
<br />
<strong>Guias</strong> <br />
Materiais de apoio aplicável à atividade. <br />
<br />
<!-- <b>Ferramentas:</b> <br /> --> <!-- Instrumentos ou aplicativos de suporte aplicável à atividade.</p> --> <!-- <p align="justify"><br /> --> <!-- </p> --> <!-- <p align="justify"><b>TREINAMENTO:</b></p> --> <!-- <p align="justify"><b><a href="http://www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba@f84cedb3-8133-49af-b510-33f52a5b1a94">Slides</a></b></p> --> <!-- <p align="justify"><b> FONTE DO PROJETO EXEMPLO </b></p> --> <!-- <p align="justify">Para utilização dos fontes, baixar todos os arquivos com extensão .emx e importar para um projeto UML dentro do Rational Software Modeler.<br /> --> <!-- </p> --> <!-- <p align="justify"><b><a href="http://www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba@0aab585b-d59e-4fc8-8c2d-d370ab42d7cf">Projeto Exemplo (.emx)</a></b></p> --> <!-- <p align="justify"><a href="http://www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba@7a5efe29-516c-4c3f-bfbf-1c5e8a7e2b6f"><b>TiposPrimitivos(.emx)</b></a></p> --> <!-- <p align="justify"><b><a href="http://www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba@c2a46aec-7c35-4278-b597-e1c4b05f703b">TiposHtml(.emx)</a></b></p> --> <!-- <b> PROJETO EXEMPLO EM HTML </b><br /> --> <!-- <p align="justify"><a href="http://www.documentador.pr.gov.br/documentador/pub.do?action=d&uuid=@gtf-escriba@e7f46ab4-eb48-4cac-88fe-a13d51a032f9"><b>Projeto Exemplo (HTML)</b></a><br /> --> <!-- </p> --> <br />
<!-- <b>Referencial Teórico:</b> <br /> --> <!-- PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 6. ed. Makron Books, 2006. <br /> --> <!-- GAMMA, Erich; HELM, Ricard; JOHNSON, Ralph; VLISSIDES, John; Padrões de Projeto. 1. ed. Bookman Companhia Editora, 2000. <br /> --> <!-- LARMAN, Craig. Utilizando UML e Padrões. 2. ed. Bookman Companhia Editora, 2004. <br /> --> <!-- RATIONAL, Rational Sofware Corporation, Business Modeling with UML and Rational Suite AnalystStudio, A Rational Software White Paper, 2001. <br /> --> <!-- BOOCH, Grady; RUMBAUCH, James; JACOBSON, Ivar. UML: Guia do Usuário. 2. ed. Elsevier Campus, 2005. <br /> --> <!-- RATIONAL WHITE PAPER, Rational Sofware Corporation. Disponível em <a href="javascript: window.open('http://www.oracle.com/technologies/bpm/docs/state-of-bpm-market-whitepaper.pdf'); void 0">http://www.oracle.com/technologies/bpm/docs/state-of-bpm-market-whitepaper.pdf</a>: Acesso em setembro de 2009. <br /> --> <!-- RATIONAL, Rational Sofware Corporation. Disponível em <a href="javascript: window.open('http://www.wthreex.com/rup/portugues/index.htm'); void 0">http://www.wthreex.com/rup/portugues/index.htm</a>: Acesso em setembro de 2009. <br /> --> <!-- <br /> --> <strong>OBSERVAÇÃO IMPORTANTE</strong> <br />
</p>]]>
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