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| <![CDATA[<body bgcolor="#ffffff" text="#000000" onload="window.print()">
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<h3>01/09/2011 - VESTIBULAR: DETONE NA REDAÇÃO</h3>
<small><b>Data</b> ;1/9/2011 8:50:00 | <b>Assunto:</b> ;Assunto</small><br /><br /></td></tr><tr valign="top" style="font:12px;"><td>Treino e atenção às orientações da prova são decisivos para garantir um bom desempenho. <br /><br />29/08/2011 | 00:01 | Luiz Felipe Marques, especial para a Gazeta do Povo <a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=980">Veja mais»»</a><br /><BR>A forte concorrência e o alto número de questões nos vestibulares do país fazem com que qualquer ponto seja fundamental para a conquista da vaga. Por isso, o passo que pode ser decisivo aos vestibulandos é o de alcançar uma boa nota na etapa que ainda deixa muitos concorrentes preocupados: a redação. <br /><br /><br /><br />Para chegar o mais perto da nota 10, o processo não é complicado, mas trabalhoso. De acordo com professores de cursos pré-vestibulares de Curitiba, a “receita” é a seguinte: treino intenso, envolvimento com diversos tipos de conteúdos e observação atenta à proposta de cada exercício. Para Sérgio Degrande Júnior, professor de Redação do Curso Dom Bosco, a prática faz toda a diferença e deve ser priorizada. “A disciplina é fundamental. Para aqueles vestibulandos que treinaram bastante durante todo o ano, fazendo todos os tipos de provas e passando pelos diferentes gêneros, a situação para conseguir uma boa nota é melhor.” <br /><br /><br /><br />De acordo com o professor, esse processo de aprendizagem também deve contar com a leitura e a atualização constantes de diversos tipos de conteúdo. “O aluno precisa ler bastante bastante, incluindo revistas, jornais e livros. É necessário que ele esteja informado das coisas que acontecem no Paraná, no Brasil e no Mundo para conseguir uma argumentação eficiente”, aconselha Degrande. <br /><br /><br /><br />As práticas de treinamento e de informação também são vistas como essenciais por Yeso Osawa Ribeiro, professor de redação e gramática do Curso Positivo. De acordo com ele, além de ajudar o aluno a construir seus textos, a preparação prévia também pode fazer com que ele se sinta mais seguro no momento da prova. <br /><br /><br /><br />E é justamente nessa hora que a atenção do aluno pode fazer a diferença. Segundo Yeso, a leitura dos comandos de cada questão é um dos pontos mais decisivos nas provas de redação. “É fundamental que o vestibulando siga as orientações do exercício, observando os temas e gêneros que devem ser utilizados. Isso serve para deixar o texto o mais assertivo e evitar qualquer desconto de nota”, lembra o professor. <br /><br /><br /><br />Ainda de acordo com ele, os comandos dos exercícios ainda podem dar indícios do perfil e das posturas que as universidades e instituições de educação esperam. “Quando, por exemplo, uma questão pede que o aluno dê sua opinião, argumente, isso já mostra que a faculdade deseja um aluno crítico, que se posicione, independente da sua ideologia. Essa leitura do perfil da prova e da instituição também pode fazer muita diferença na hora de escrever”, ressalta o professor. <br /><br /><br /><br />Dicas <br /><br />Os professores também deram orientações sobre as exigências e o perfil específicos dos concursos da UFPR e do Enem. Confira: <br /><br /><br /><br />UFPR São exigidos diversos textos de tamanho médio. Os últimos concursos pediram cinco e o limite máximo foi de 15 linhas. “Esse é o perfil mais comum desta prova: textos menores, com temáticas inteligentes”, lembra Sergio Degrande. Já quanto aos gêneros, o professor Yeso diz que o mais comum é que resumos e pequenas argumentações sejam cobrados, “além da análise de diferentes tipos de linguagem, como imagens e tiras”. De acordo com os dois professores, a prova dá muito valor ao conteúdo dos alunos. <br /><br /><br /><br />ENEM Propõe um texto maior, de até 30 linhas, com caráter dissertativo e geralmente ligado a algum tema polêmico da atualidade. Com isso, da mesma forma que dá maior liberdade na escrita, também traz alguns riscos ao estudante. Um deles é quanto ao tempo. “Por ser no mesmo dia de outras provas, o estudante fica com somente pouco mais de uma hora para o texto”, alerta Degrande. Yeso lembra que outro cuidado a ser tomado é em torno da clareza, visto que, em textos mais extensos, o aluno pode acabar fugindo do tema proposto. <br /><br /><br /><br /><a target="_blank" href="http://www.gazetadopovo.com.br/vidauniversitaria/vestibular/conteudo.phtml?tl=1&id=1162577&tit=Vestibular-detone-na-redacao ">Veja a notícia na integra</a><br /><br /></td></tr></table></td></tr></table>
<br /><br />Está notícia foi publicada no "61 ANOS - UMA HISTÓRIA DE SUCESSO" CE ERON DOMINGUES EFMN<br /><a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/">http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br</a><br /><br />
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