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| <![CDATA[<body bgcolor="#ffffff" text="#000000" onload="window.print()">
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<h3>17/09/2014 EDUCAÇÃO ESPECIAL: AVANÇA DEBATE SOBRE HORA-AULA E OUTROS ITENS</h3>
<small><b>Data</b> ;17/9/2014 7:00:00 | <b>Assunto:</b> ;Assunto</small><br /><br /></td></tr><tr valign="top" style="font:12px;"><td><a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1580">Desde junho deste ano, a APP-Sindicato participa das reuniões da comissão que discute e a pauta da Educação Especial na rede pública estadual de ensino do Paraná. O estabelecimento desta comissão foi uma das conquistas da greve da Educação, realizada em abril. A reunião desta segunda feira tratou dos seguintes encaminhamentos: Veja quais...</a><br /><BR><div align="justify">Desde junho deste ano, a APP Sindicato participa das reuniões da comissão que discute e a pauta da Educação Especial na rede pública estadual de ensino do Paraná. O estabelecimento desta comissão foi uma das conquistas da greve da Educação, realizada em abril. A reunião desta segunda feira tratou dos seguintes encaminhamentos:<br /><br /><br /><br /><strong>Adequação da jornada na rede conveniada </strong>- A luta intensa pelo cumprimento da jornada em hora-aula para os(as) professores(as) que atuam na rede conveniada fez com que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) mudasse de posição sobre o tema. Anteriormente, no entendimento da SEED, as redes conveniadas poderiam ou não adequar tempo e espaço para o cumprimento da jornada. A APP Sindicato refutou esta tese, uma vez que quem fez a opção do conveniamento para o atendimento aos(as) estudantes da Educação Especial foi o Estado, não os(as) professores(as). Sendo assim, independente de onde o(a) professor(a) do estado atue, a Lei 103/2004 precisa ser cumprida. Neste sentido a SEED realizou estudos de impactos financeiros e de ampliação de professores(as) para que pudesse implementar a jornada em hora aula para as escolas da rede conveniada. Nos próximos dias a proposta será apresentada e debatida com a Superintendência de Educação, com o secretário da Educação e com as instituições conveniadas e, então, será apresentada à comissão na reunião do dia 29 de setembro.<br /><br /><br /><br /><strong>Termo de convênio firmado entre o Estado e as escolas conveniadas </strong> O acesso ao termo de convênio entre o Estado e as escolas conveniadas é um pedido constante dos(as) trabalhadores(as). A Secretaria disponibilizou os termos no portal, no endereço: <a href="http://www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1316" target="_blank"><a href="http://www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1316" target="_blank">http://www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1316</a></a><br /><br /><br /><br /><strong>Regulamentação e normatização para o atendimento de surdo/cegueira </strong>- A APP reivindicou de que seja organizado o atendimento aos(as) estudantes com surdo/cegueira do estado. Hoje, são atendidos(as), segundo dados da SEED, 39 pessoas com surdo/cegueira, mas não há estudos, regulamentação e orientação pedagógica específica para esta área. A reivindicação é de que esta especificidade se torne uma área distinta na Secretaria, com profissional especializado, normatização deste atendimento, com proposta pedagógica específica, formação inicial e continuada para os(as) professores(as), bem como para os(as) guia/interpretes. A Secretaria apresentou os levantamentos que já estão sendo feitos e que, ainda este ano, será promovida uma web conferência e realizado um programa na Escola Interativa aos profissionais que trabalham com esta área, a fim de iniciar um debate sistemático sobre a surdo/cegueira.<br /><br /><strong><br /><br />Atendimento individual, na EJA, para estudantes da Educação Especial -</strong> A APP apresentou a necessidade de garantia do atendimento individual na Educação de Jovens e Adultos (EJA) visto que os(as) estudantes com deficiência necessitam de tempo e metodologia diferenciada para a aprendizagem efetiva. A diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (DEEIN) relatou que o Departamento de Educação de Jovens e Adultos está estruturando uma nova proposta de atendimento para 2015, que o DEEIN será convocado para o debate especifico e que levará a demanda apresentada pela comissão da APP Sindicato.<br /><br /><br /><br /><strong>Levantamento demográfico periódico para identificação da demanda </strong>- A Secretaria de Estado da Educação está, junto com outras secretarias e órgãos do Estado, estudando uma forma de realizar uma pesquisa demográfica com o objetivo de identificar se há demanda reprimida no Estado. A APP e a categoria reivindicam a promoção de um controle e de um levantamento demográfico periódico para identificação da demanda em Educação Especial no Paraná.<br /><br /><br /><br />Durante a reunião, a APP fez a cobrança da isonomia entre os(as) trabalhadores(as) contratados(as) diretamente pelas redes conveniadas e os trabalhadores(as) cedidos(as) pelo Estado. Neste ponto, cobrou-se que os(as) professores(as) que são contratados(as) pelas redes conveniadas possam receber, caso ainda não estejam, o pagamento referente a sétima hora atividade.<br /><br /><br /><br /><strong>Participaram da reunião</strong>, pela APP-Sindicato, a secretária Educacional da APP, professora Walkiria Olegário Mazeto, Edna Regina Santoro (União da Vitória), Marta de Fátima da Silva (Cascavel), Marinês Paschoali (Francisco Beltrão) e Enio R. Rosa (Curitiba). Pela SEED estavam presentes as equipes <br /><br /><br /><br /><a href="http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=10566" target="_blank">Fonte: APP Sindicato</a></div><br /><br /></td></tr></table></td></tr></table>
<br /><br />Está notícia foi publicada no "61 ANOS - UMA HISTÓRIA DE SUCESSO" CE ERON DOMINGUES EFMN<br /><a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/">http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br</a><br /><br />
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