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6 <![CDATA[<a href="http://revistalingua.uol.com.br/textos/87/os-dez-mandamentos-do-e-mail-276210-1.asp" target="_blank">http://revistalingua.uol.com.br/textos/87/os-dez-mandamentos-do-e-mail-276210-1.asp</a>]]>
7 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/">http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br</a>]]>
9 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1261">http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1261</a>]]>
6 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1261" /><br /><br /></div><br /><br /><br />Pesquisa da Pew Global, de 2011, mostra que 92% dos internautas usam o e-mail como principal ferramenta de comunicação, mais que smartphones e redes sociais. Mas, na era da web 2.0, da conexão móvel, constante e com alta interatividade, avança também o outro extremo, de internautas que capengam ao escrever um e-mail eficiente. Começando por aqueles na dianteira da web 2.0.<br /><br /><strong><br /><br /></strong>A escrita não produz o mesmo efeito da fala. A afirmação, óbvia, parece ignorada por pessoas cada vez mais conectadas o tempo todo, por tablets, smartphones ou computadores. A comunicação escrita parece ter tomado a dianteira em várias frentes antes dominadas pela fala. Essa prevalência fica clara na preferência crescente por e-mails, torpedos, chats, tuítes, comentários e posts como forma de expressão e comunicação.<strong><br /><br /><br /><br />Medo de mensagens mal interpretadas,</strong> contaminação da marca e perda de produtividade fazem empresas seguirem regras para a conversa on-line. A escrita não produz o mesmo efeito da fala. A afirmação, óbvia, parece ignorada por pessoas cada vez mais conectadas o tempo todo, por tablets, smartphones ou computadores. A comunicação escrita parece ter tomado a dianteira em várias frentes antes dominadas pela fala. Essa prevalência fica clara na preferência crescente por e-mails, torpedos, chats, tuítes, comentários e posts como forma de expressão e comunicação. <br /><br /><strong><br /><br />O uso indevido de abreviações</strong>, formalidades ora excessivas ora inexistentes, o equívoco de linguagem e tratamento, a falta de objetividade e assertividade são ruídos corriqueiros na comunicação eletrônica.<br /><br /><br /><br />Segundo Ruy Leal, superintendente do Instituto Via de Acesso, que prepara e insere jovens no mercado de trabalho, 90% da comunicação feita e recebida pelas entidades privadas hoje é via e-mail.<br /><br /><br /><br />- Isso é uma arma que o colaborador tem na mão. Se não estiver muito bem orientado e preparado, pode escrever absurdos em seus e-mails - alerta.<br /><br /><br /><br />Munido de um e-mail corporativo, qualquer um pode falar em nome da organização. Leal sabe que rispidez, ironias e brincadeiras mal interpretadas geram desentendimentos por conta da linguagem que se pretende distante e próxima ao mesmo tempo. Por isso, os especialistas e as empresas tentam sistematizar as regras que regem a comunicação por e-mail.<br /><br /><br /><br /><strong>Linguagem</strong><br /><br />A apreensão tem levado empresas a consultores que capacitem funcionários a redigir e-mails não só sem deslizes na língua portuguesa, mas eficientes e adequados à comunicação profissional. Coach executiva e educadora corporativa da Atingir Coaching e Treinamento, Regina Gianetti Dias Pereira se especializou em oferecer cursos de comunicação empresarial, e diz que treinamentos para mensagens eletrônicas são cada vez mais pedidos.<br /><br /><br /><br />- E-mails mal escritos, confusos, pouco claros, feitos sem consistência, geram mal-entendidos, perdas de negócios, tempo e, especialmente, produtividade - observa.<br /><br /><br /><br />A primeira lição é que dominar a tecnologia não significa domínio do uso da linguagem. Daí a falsa impressão de que pessoas conectadas e integradas tecnologicamente se comunicam via internet com mais propriedade, quando na verdade uma habilidade independe da outra. O que faz diferença são alguns cuidados de adequação da linguagem para o contexto da comunicação.<br /><br /><br /><br />Regina conta o caso de uma instituição que gerencia pensões e aposentadorias e que possui cadastrados milhares de pensionistas. Segundo ela, a administração enviou um e-mail sobre uma mudança que seria feita nos pagamentos.<br /><br /><br /><br />- Era para ser algo simples, mas foi escrito de uma maneira tão confusa que ocorreu um colapso na central de atendimento da empresa, porque ninguém entendeu a mensagem, terminou se assustando e teve de ligar - relata.<br /><br /><br /><br />Contra esse tipo de situação, Língua apresenta a seguir dez dicas para quem quer escrever um e-mail claro, conciso, adequado e, acima de tudo, eficiente.<br /><br /><br /><br /><strong>Quando usar</strong><br /><br />O e-mail não é o melhor meio de comunicação em todas as situações. A coach executiva Regina Gianetti aconselha que o correio eletrônico seja escolhido só quando não é necessário que o destinatário esteja<br /><br />disponível naquele momento, e a resposta não seja esperada com urgência. Se o conteúdo precisa ficar documentado, também é um meio ideal.<br /><br /><br /><br />- Quando o assunto é emocionalmente delicado, não se deve usar o e-mail, porque pode haver má interpretação - afirma.<br /><br /><br /><br />O problema, segundo ela, é que as pessoas têm usado essa ferramenta como muleta para não se comprometer, passando a responsabilidade para o destinatário com um simples clique no botão &quot;enviar&quot;.<br /><br /><br /><br />Para assuntos mais pontuais e urgentes, é melhor optar por mensagens instantâneas, como Skype, torpedos, Messenger, Twitter e WhatsApp.<br /><br /><strong><br /><br />O esquecimento da identificação</strong><br /><br />Um grande vício de quem se acostumou a usar a internet a partir de chats e outros sistemas de mensagem instantânea é esquecer de identificar-se ao escrever um e-mail, tanto no início do contato quanto no fim, ao deixar de assiná-lo. Ruy Leal, do Instituto Via de Acesso, considera isso um dos maiores problemas dos jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho.<br /><br /><br /><br />- Já recebi e-mails sem assinatura pedindo um estágio. Eles têm coragem de usar um endereçamento de e-mail que não tem a ver com o meio corporativo, do tipo ''luluzinha17@...'', para pedir um emprego - diz.<br /><br /><br /><br />É vital assinar um e-mail e, em um primeiro contato, não esquecer de explicar no início quem você é. Mesmo que não seja pedido, confirme o recebimento da mensagem, até quando não tiver resposta completa no momento. Um &quot;ok&quot; ou &quot;recebido&quot; mostra disposição.<br /><br /><br /><br /><strong>O cuidado com as saudações</strong><br /><br />O e-mail é uma situação de comunicação, e precisamos saudar as pessoas quando nos dirigimos a elas. No início de um e-mail, &quot;olá&quot; e &quot;bom dia&quot; são cordiais, sem serem informais demais, explica Regina. &quot;Prezado&quot; é extremamente formal e, se não for um caso de rígida impessoalidade, é exagerado. A regra, segundo a especialista, é que, se existe uma troca de e-mails com certa regularidade no dia, o primeiro deve contar a saudação, que pode ser dispensada nas outras mensagens.<br /><br /><br /><br />Os cumprimentos de despedida são igualmente importantes, e não são substituíveis por uma assinatura eletrônica. Mas Regina alerta: &quot;Atenciosamente&quot; é abreviada de forma incorreta no Brasil como &quot;att.&quot;, quando deveria ser &quot;atte.&quot;.<br /><br /><br /><br />- &quot;Att.&quot; foi importado do inglês e faz referência à expressão in attention to, que é usada só no começo de um e-mail - explica.<br /><br /><br /><br />&quot;Cordialmente&quot; é considerado também exageradamente polido, a ser usado em casos específicos. A sugestão de Regina é que, ao escrever a mensagem, pensemos na maneira como saudaria a pessoa se a encontrássemos frente a frente, e adequemos os termos a isso.<br /><br /><br /><br /><strong>Atenção ao assunto</strong><br /><br />O campo do assunto deve refletir o conteúdo da mensagem.<br /><br /><br /><br />- Muitos não têm essa noção. Você tem de chamar a atenção da pessoa na caixa de entrada, porque ela recebe vários e-mails por dia e vai determinar o grau de urgência de cada um ao olhar para os assuntos - conta Regina, que diz receber por vezes e-mails em que o remetente coloca, no campo do assunto, o nome da empresa em que trabalha.<br /><br /><br /><br />Uma dica é escolher palavras-chave que resumam o conteúdo do e-mail em cerca de três a quatro palavras. Em vez de &quot;Segue relatório de vendas referente ao ano de 2012&quot;, por exemplo, é melhor: &quot;Relatório vendas 2012&quot;.<br /><br /><br /><br />No entanto, é preciso ser específico e fugir de generalidades que pouco esclarecem sobre a mensagem, como apenas &quot;Relatório&quot;.<br /><br /><br /><br /><strong>A falta de objetividade</strong><br /><br />Ruy Leal observa que um sério problema dos e-mails trocados atualmente é o risco de gerar desentendimentos por serem confusos. Por isso, dá a dica:<br /><br /><br /><br />- Coloque-se no lugar da pessoa que está do outro lado. Ela entenderia a mensagem? - questiona o consultor.<br /><br /><br /><br />A experiência com cursos sobre e-mail para empresas fez com que Regina concluísse que o maior desafio do brasileiro com essa ferramenta é conseguir ser objetivo.<br /><br /><br /><br />- Por uma questão cultural, damos voltas para falar as coisas em vez de ir direto ao ponto - diz Regina.<br /><br /><br /><br />É recorrente, ela explica, que as pessoas comecem explicando o que querem dizer antes de, de fato, comunicar o assunto principal da mensagem, quanto deveria ser o contrário.<br /><br /><br /><br />- Se eu vou dizer por que o relatório não está pronto, é comum querer explicar tudo o que aconteceu para ele não estar pronto para então, no fim, dizer &quot;Então, o relatório não está pronto&quot;.<br /><br /><br /><br />Isso acontece, segundo Ruy, porque muitas pessoas não sabem como estruturar um texto.<br /><br /><br /><br />- Não sabem começar, avançar e terminar de forma compreensível pelo receptor.<br /><br /><br /><br /><strong>O calibre da formalidade</strong><br /><br />É fundamental compreender as regras do ambiente de trabalho para saber que tom se pode adotar com o interlocutor. Alguns escritórios exigem mais ou menos polidez no tratamento. Regina observa que existem dois tipos de profissionais trabalhando juntos hoje: os mais velhos, que vêm do que ela chama de &quot;a era da circular&quot;, em que toda a comunicação se concentrava nas mãos das secretárias e eram muito mais formais, e aqueles mais jovens, acostumados com a informalidade das mensagens instantâneas.<br /><br /><br /><br />A linguagem do e-mail deveria transitar entre esses dois mundos, sem exagerar com uma comunicação impessoal, mas obedecer à norma culta de uma maneira cordial, descontraída, como se falaria em geral por telefone ou pessoalmente. Um cuidado importante é não exagerar na formalidade a ponto de a mensagem soar ríspida demais, o que pode causar ruído na comunicação.<br /><br /><strong><br /><br />A aversão a maiúsculas</strong><br /><br /><strong>O uso de caixa alta em todo o texto é tão proibido que, para Regina, constitui uma verdadeira gafe. Escrever em maiúsculas significa, na linguagem da internet, gritar com alguém. Por isso é algo realmente a ser evitado, especialmente em mensagens de trabalho, pois é visto como falta de educação e de consideração do remetente, além de não ser uma postura profissional adequada.</strong><br /><br /><br /><br /><strong>A adequação do tamanho</strong><br /><br />Não há regras quando o assunto é o tamanho que um e-mail deve ter, mas a experiência mostra que e-mails longos, em geral, não são lidos. E, se são lidos, não são compreendidos em sua integridade. <br /><br />- Um e-mail longo é desinteressante. A pessoa precisa ter o poder de concisão para falar o máximo possível em poucas palavras, e isso é implícito à linguagem digital - afirma o professor Luiz Castro.<br /><br /><br /><br />Regina sugere que as mensagens tentem girar em torno de três a quatro parágrafos, no máximo.<br /><br /><br /><br />- Se você começa a ver que o e-mail vai ficar longo demais, deve parar e se questionar se não deve ligar para a pessoa ou fazer uma reunião. Perde-se muito tempo com e-mails grandes. São complexos de responder e podem ser mal interpretados - diz.<br /><br /><br /><br />Deve-se evitar dizer em muitas palavras o que se poderia dizer em poucas.<br /><br /><br /><br /><strong>O uso de abreviações</strong><br /><br />Abreviar palavras deve ser evitado, embora não seja proibido e, ocasionalmente, possa ser usado nos e-mails profissionais, especialmente nas saudações. A economia de tempo ao encurtar as palavras é pouca, e a mensagem pode tender a uma informalidade excessiva.<br /><br /><br /><br />Luiz Castro, professor da rede estadual de ensino de Pernambuco, mestre em linguística e pesquisador da UFPE no campo da comunicação digital, realizou um estudo sobre os tipos de risos existentes no internetês, desde os mais escandalosos, como o &quot;kkk&quot; e o &quot;huahuahua&quot;, passando pelo &quot;hahaha&quot; até o &quot;rs&quot;, abreviatura de &quot;risos&quot; que, segundo ele, é o mais aceitável em uma troca de e-mails profissionais. Ele sugere que a pessoa escolha poucas palavras para abreviar, e não use esses atalhos o tempo todo.<br /><br /><br /><br /><strong>A necessidade de revisão</strong><br /><br />Um texto de correio eletrônico deve ser simples, mas não descuidado. Exige releitura e atenção para acertar o tom da mensagem. O vocabulário deve fazer parte da linguagem usual, sem expressões rebuscadas que tornem a mensagem complicada. Mas é preciso estar atento à repetição exaustiva de termos, abreviações apressadas e construções truncadas.<br /><br /><br /><br />Revise as palavras, para detectar as mal colocadas; repasse os destinatários, principalmente se a mensagem pode ser reenviada a muitos deles; evite comentários agressivos, pois a mensagem enviada se torna pública.<br /><br /><br /><br />Fonte:]]>
6 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1261"><strong>A AVERSÃO A MAIÚSCULAS.</strong></a>]]>
6 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1261">Os dez mandamentos do e-mail, internet e rede social. Reproduzimos neste início uma das mais comuns das gafes os se utilizar a internet ou mesmo o e-mail.</a>]]>
6 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1261"> Leia mais...</a>]]>
6 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1261"><strong> O uso de caixa alta em todo o texto é tão proibido que, para Coach executiva Regina Gianetti , constitui uma verdadeira gafe. Escrever em maiúsculas significa, na linguagem da internet, gritar com alguém. Por isso é algo realmente a ser evitado, especialmente em mensagens de trabalho, pois é visto como falta de educação e de consideração do remetente, além de não ser uma postura profissional adequada</strong>. </a>]]>
6 <![CDATA[<a href="http://revistalingua.uol.com.br/textos/87/os-dez-mandamentos-do-e-mail-276210-1.asp" target="_blank">]]>
6 <![CDATA[<a href="http://revistalingua.uol.com.br/textos/87/os-dez-mandamentos-do-e-mail-276210-1.asp" target="_blank">http://revistalingua.uol.com.br/textos/87/os-dez-mandamentos-do-e-mail-276210-1.asp</a>]]>
6 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1261" /><br /><br /></div><br /><br /><br />Pesquisa da Pew Global, de 2011, mostra que 92% dos internautas usam o e-mail como principal ferramenta de comunicação, mais que smartphones e redes sociais. Mas, na era da web 2.0, da conexão móvel, constante e com alta interatividade, avança também o outro extremo, de internautas que capengam ao escrever um e-mail eficiente. Começando por aqueles na dianteira da web 2.0.<br /><br /><strong><br /><br /></strong>A escrita não produz o mesmo efeito da fala. A afirmação, óbvia, parece ignorada por pessoas cada vez mais conectadas o tempo todo, por tablets, smartphones ou computadores. A comunicação escrita parece ter tomado a dianteira em várias frentes antes dominadas pela fala. Essa prevalência fica clara na preferência crescente por e-mails, torpedos, chats, tuítes, comentários e posts como forma de expressão e comunicação.<strong><br /><br /><br /><br />Medo de mensagens mal interpretadas,</strong> contaminação da marca e perda de produtividade fazem empresas seguirem regras para a conversa on-line. A escrita não produz o mesmo efeito da fala. A afirmação, óbvia, parece ignorada por pessoas cada vez mais conectadas o tempo todo, por tablets, smartphones ou computadores. A comunicação escrita parece ter tomado a dianteira em várias frentes antes dominadas pela fala. Essa prevalência fica clara na preferência crescente por e-mails, torpedos, chats, tuítes, comentários e posts como forma de expressão e comunicação. <br /><br /><strong><br /><br />O uso indevido de abreviações</strong>, formalidades ora excessivas ora inexistentes, o equívoco de linguagem e tratamento, a falta de objetividade e assertividade são ruídos corriqueiros na comunicação eletrônica.<br /><br /><br /><br />Segundo Ruy Leal, superintendente do Instituto Via de Acesso, que prepara e insere jovens no mercado de trabalho, 90% da comunicação feita e recebida pelas entidades privadas hoje é via e-mail.<br /><br /><br /><br />- Isso é uma arma que o colaborador tem na mão. Se não estiver muito bem orientado e preparado, pode escrever absurdos em seus e-mails - alerta.<br /><br /><br /><br />Munido de um e-mail corporativo, qualquer um pode falar em nome da organização. Leal sabe que rispidez, ironias e brincadeiras mal interpretadas geram desentendimentos por conta da linguagem que se pretende distante e próxima ao mesmo tempo. Por isso, os especialistas e as empresas tentam sistematizar as regras que regem a comunicação por e-mail.<br /><br /><br /><br /><strong>Linguagem</strong><br /><br />A apreensão tem levado empresas a consultores que capacitem funcionários a redigir e-mails não só sem deslizes na língua portuguesa, mas eficientes e adequados à comunicação profissional. Coach executiva e educadora corporativa da Atingir Coaching e Treinamento, Regina Gianetti Dias Pereira se especializou em oferecer cursos de comunicação empresarial, e diz que treinamentos para mensagens eletrônicas são cada vez mais pedidos.<br /><br /><br /><br />- E-mails mal escritos, confusos, pouco claros, feitos sem consistência, geram mal-entendidos, perdas de negócios, tempo e, especialmente, produtividade - observa.<br /><br /><br /><br />A primeira lição é que dominar a tecnologia não significa domínio do uso da linguagem. Daí a falsa impressão de que pessoas conectadas e integradas tecnologicamente se comunicam via internet com mais propriedade, quando na verdade uma habilidade independe da outra. O que faz diferença são alguns cuidados de adequação da linguagem para o contexto da comunicação.<br /><br /><br /><br />Regina conta o caso de uma instituição que gerencia pensões e aposentadorias e que possui cadastrados milhares de pensionistas. Segundo ela, a administração enviou um e-mail sobre uma mudança que seria feita nos pagamentos.<br /><br /><br /><br />- Era para ser algo simples, mas foi escrito de uma maneira tão confusa que ocorreu um colapso na central de atendimento da empresa, porque ninguém entendeu a mensagem, terminou se assustando e teve de ligar - relata.<br /><br /><br /><br />Contra esse tipo de situação, Língua apresenta a seguir dez dicas para quem quer escrever um e-mail claro, conciso, adequado e, acima de tudo, eficiente.<br /><br /><br /><br /><strong>Quando usar</strong><br /><br />O e-mail não é o melhor meio de comunicação em todas as situações. A coach executiva Regina Gianetti aconselha que o correio eletrônico seja escolhido só quando não é necessário que o destinatário esteja<br /><br />disponível naquele momento, e a resposta não seja esperada com urgência. Se o conteúdo precisa ficar documentado, também é um meio ideal.<br /><br /><br /><br />- Quando o assunto é emocionalmente delicado, não se deve usar o e-mail, porque pode haver má interpretação - afirma.<br /><br /><br /><br />O problema, segundo ela, é que as pessoas têm usado essa ferramenta como muleta para não se comprometer, passando a responsabilidade para o destinatário com um simples clique no botão &quot;enviar&quot;.<br /><br /><br /><br />Para assuntos mais pontuais e urgentes, é melhor optar por mensagens instantâneas, como Skype, torpedos, Messenger, Twitter e WhatsApp.<br /><br /><strong><br /><br />O esquecimento da identificação</strong><br /><br />Um grande vício de quem se acostumou a usar a internet a partir de chats e outros sistemas de mensagem instantânea é esquecer de identificar-se ao escrever um e-mail, tanto no início do contato quanto no fim, ao deixar de assiná-lo. Ruy Leal, do Instituto Via de Acesso, considera isso um dos maiores problemas dos jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho.<br /><br /><br /><br />- Já recebi e-mails sem assinatura pedindo um estágio. Eles têm coragem de usar um endereçamento de e-mail que não tem a ver com o meio corporativo, do tipo ''luluzinha17@...'', para pedir um emprego - diz.<br /><br /><br /><br />É vital assinar um e-mail e, em um primeiro contato, não esquecer de explicar no início quem você é. Mesmo que não seja pedido, confirme o recebimento da mensagem, até quando não tiver resposta completa no momento. Um &quot;ok&quot; ou &quot;recebido&quot; mostra disposição.<br /><br /><br /><br /><strong>O cuidado com as saudações</strong><br /><br />O e-mail é uma situação de comunicação, e precisamos saudar as pessoas quando nos dirigimos a elas. No início de um e-mail, &quot;olá&quot; e &quot;bom dia&quot; são cordiais, sem serem informais demais, explica Regina. &quot;Prezado&quot; é extremamente formal e, se não for um caso de rígida impessoalidade, é exagerado. A regra, segundo a especialista, é que, se existe uma troca de e-mails com certa regularidade no dia, o primeiro deve contar a saudação, que pode ser dispensada nas outras mensagens.<br /><br /><br /><br />Os cumprimentos de despedida são igualmente importantes, e não são substituíveis por uma assinatura eletrônica. Mas Regina alerta: &quot;Atenciosamente&quot; é abreviada de forma incorreta no Brasil como &quot;att.&quot;, quando deveria ser &quot;atte.&quot;.<br /><br /><br /><br />- &quot;Att.&quot; foi importado do inglês e faz referência à expressão in attention to, que é usada só no começo de um e-mail - explica.<br /><br /><br /><br />&quot;Cordialmente&quot; é considerado também exageradamente polido, a ser usado em casos específicos. A sugestão de Regina é que, ao escrever a mensagem, pensemos na maneira como saudaria a pessoa se a encontrássemos frente a frente, e adequemos os termos a isso.<br /><br /><br /><br /><strong>Atenção ao assunto</strong><br /><br />O campo do assunto deve refletir o conteúdo da mensagem.<br /><br /><br /><br />- Muitos não têm essa noção. Você tem de chamar a atenção da pessoa na caixa de entrada, porque ela recebe vários e-mails por dia e vai determinar o grau de urgência de cada um ao olhar para os assuntos - conta Regina, que diz receber por vezes e-mails em que o remetente coloca, no campo do assunto, o nome da empresa em que trabalha.<br /><br /><br /><br />Uma dica é escolher palavras-chave que resumam o conteúdo do e-mail em cerca de três a quatro palavras. Em vez de &quot;Segue relatório de vendas referente ao ano de 2012&quot;, por exemplo, é melhor: &quot;Relatório vendas 2012&quot;.<br /><br /><br /><br />No entanto, é preciso ser específico e fugir de generalidades que pouco esclarecem sobre a mensagem, como apenas &quot;Relatório&quot;.<br /><br /><br /><br /><strong>A falta de objetividade</strong><br /><br />Ruy Leal observa que um sério problema dos e-mails trocados atualmente é o risco de gerar desentendimentos por serem confusos. Por isso, dá a dica:<br /><br /><br /><br />- Coloque-se no lugar da pessoa que está do outro lado. Ela entenderia a mensagem? - questiona o consultor.<br /><br /><br /><br />A experiência com cursos sobre e-mail para empresas fez com que Regina concluísse que o maior desafio do brasileiro com essa ferramenta é conseguir ser objetivo.<br /><br /><br /><br />- Por uma questão cultural, damos voltas para falar as coisas em vez de ir direto ao ponto - diz Regina.<br /><br /><br /><br />É recorrente, ela explica, que as pessoas comecem explicando o que querem dizer antes de, de fato, comunicar o assunto principal da mensagem, quanto deveria ser o contrário.<br /><br /><br /><br />- Se eu vou dizer por que o relatório não está pronto, é comum querer explicar tudo o que aconteceu para ele não estar pronto para então, no fim, dizer &quot;Então, o relatório não está pronto&quot;.<br /><br /><br /><br />Isso acontece, segundo Ruy, porque muitas pessoas não sabem como estruturar um texto.<br /><br /><br /><br />- Não sabem começar, avançar e terminar de forma compreensível pelo receptor.<br /><br /><br /><br /><strong>O calibre da formalidade</strong><br /><br />É fundamental compreender as regras do ambiente de trabalho para saber que tom se pode adotar com o interlocutor. Alguns escritórios exigem mais ou menos polidez no tratamento. Regina observa que existem dois tipos de profissionais trabalhando juntos hoje: os mais velhos, que vêm do que ela chama de &quot;a era da circular&quot;, em que toda a comunicação se concentrava nas mãos das secretárias e eram muito mais formais, e aqueles mais jovens, acostumados com a informalidade das mensagens instantâneas.<br /><br /><br /><br />A linguagem do e-mail deveria transitar entre esses dois mundos, sem exagerar com uma comunicação impessoal, mas obedecer à norma culta de uma maneira cordial, descontraída, como se falaria em geral por telefone ou pessoalmente. Um cuidado importante é não exagerar na formalidade a ponto de a mensagem soar ríspida demais, o que pode causar ruído na comunicação.<br /><br /><strong><br /><br />A aversão a maiúsculas</strong><br /><br /><strong>O uso de caixa alta em todo o texto é tão proibido que, para Regina, constitui uma verdadeira gafe. Escrever em maiúsculas significa, na linguagem da internet, gritar com alguém. Por isso é algo realmente a ser evitado, especialmente em mensagens de trabalho, pois é visto como falta de educação e de consideração do remetente, além de não ser uma postura profissional adequada.</strong><br /><br /><br /><br /><strong>A adequação do tamanho</strong><br /><br />Não há regras quando o assunto é o tamanho que um e-mail deve ter, mas a experiência mostra que e-mails longos, em geral, não são lidos. E, se são lidos, não são compreendidos em sua integridade. <br /><br />- Um e-mail longo é desinteressante. A pessoa precisa ter o poder de concisão para falar o máximo possível em poucas palavras, e isso é implícito à linguagem digital - afirma o professor Luiz Castro.<br /><br /><br /><br />Regina sugere que as mensagens tentem girar em torno de três a quatro parágrafos, no máximo.<br /><br /><br /><br />- Se você começa a ver que o e-mail vai ficar longo demais, deve parar e se questionar se não deve ligar para a pessoa ou fazer uma reunião. Perde-se muito tempo com e-mails grandes. São complexos de responder e podem ser mal interpretados - diz.<br /><br /><br /><br />Deve-se evitar dizer em muitas palavras o que se poderia dizer em poucas.<br /><br /><br /><br /><strong>O uso de abreviações</strong><br /><br />Abreviar palavras deve ser evitado, embora não seja proibido e, ocasionalmente, possa ser usado nos e-mails profissionais, especialmente nas saudações. A economia de tempo ao encurtar as palavras é pouca, e a mensagem pode tender a uma informalidade excessiva.<br /><br /><br /><br />Luiz Castro, professor da rede estadual de ensino de Pernambuco, mestre em linguística e pesquisador da UFPE no campo da comunicação digital, realizou um estudo sobre os tipos de risos existentes no internetês, desde os mais escandalosos, como o &quot;kkk&quot; e o &quot;huahuahua&quot;, passando pelo &quot;hahaha&quot; até o &quot;rs&quot;, abreviatura de &quot;risos&quot; que, segundo ele, é o mais aceitável em uma troca de e-mails profissionais. Ele sugere que a pessoa escolha poucas palavras para abreviar, e não use esses atalhos o tempo todo.<br /><br /><br /><br /><strong>A necessidade de revisão</strong><br /><br />Um texto de correio eletrônico deve ser simples, mas não descuidado. Exige releitura e atenção para acertar o tom da mensagem. O vocabulário deve fazer parte da linguagem usual, sem expressões rebuscadas que tornem a mensagem complicada. Mas é preciso estar atento à repetição exaustiva de termos, abreviações apressadas e construções truncadas.<br /><br /><br /><br />Revise as palavras, para detectar as mal colocadas; repasse os destinatários, principalmente se a mensagem pode ser reenviada a muitos deles; evite comentários agressivos, pois a mensagem enviada se torna pública.<br /><br /><br /><br />Fonte:]]>
9 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1261">http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1261</a>]]>