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Número Descrição Quantidade Linhas Código Fonte
1.1.3 Presença de CSS(s) in-line 1 6
6 <![CDATA[<tr valign="top" style="font:12px;"><td><a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1172">Na Comiss&atilde;o que estuda adequa&ccedil;&otilde;es, houve avan&ccedil;os importantes. Entre eles, inclus&atilde;o do mestrado e doutorado. &Eacute; a organiza&ccedil;&atilde;o da vida funcional dos trabalhadores e trabalhadoras da educa&ccedil;&atilde;o. Leia mais>>></a><br /><BR>O Plano de Carreira do Professor da Rede Estadual de Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica do Paran&aacute;, conquistado, em 2004, &agrave; duras penas pela categoria organizada pela APP-Sindicato - e reconhecido como um dos melhores do pa&iacute;s - est&aacute; sendo revisado. O trabalho est&aacute; sob a responsabilidade da Comiss&atilde;o de Estudos para a Adequa&ccedil;&atilde;o dos Planos de Carreiras dos Professores pertencentes ao Quadro Pr&oacute;prio do Magist&eacute;rio (QPM) e dos Funcion&aacute;rios pertencentes ao Quadro de Funcion&aacute;rios da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (QFEB), da qual a APP faz parte. Nesta quarta-feira (21), foi realizada mais uma reuni&atilde;o do grupo na Secretaria de Estado da Educa&ccedil;&atilde;o (Seed). Ap&oacute;s o plano do QFEB, o debate se concentra, agora, nas mudan&ccedil;as na carreira dos professores. E as not&iacute;cias s&atilde;o muito boas. <br /><br />&quot;O central das discuss&otilde;es foi o Plano de Carreira dos Professores, uma vez que o trabalho sobre o Plano dos Funcion&aacute;rios est&aacute; praticamente conclu&iacute;do. Com rela&ccedil;&atilde;o ao Plano do QPM, conseguimos construir melhorias significativas. Entre elas, a cria&ccedil;&atilde;o das gratifica&ccedil;&otilde;es para o mestrado, equivalente a 15% do vencimento, e do doutorado, equivalendo a 20%. Ambas independentes do n&iacute;vel. Algo que sempre defendemos: a gratifica&ccedil;&atilde;o pelo m&eacute;rito do estudo. Tamb&eacute;m conseguimos incluir os tempos de servi&ccedil;o como PSS e extraordin&aacute;rio para efeito de promo&ccedil;&atilde;o e progress&atilde;o imediata&quot;, informou a presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho. <br /><br /><br /><br />Nesta reuni&atilde;o, a Comiss&atilde;o tratou tamb&eacute;m das adequa&ccedil;&otilde;es do texto para que sejam inclu&iacute;das na Lei n&ordm; 103/2004 (Lei do Plano) uma nova conceitua&ccedil;&atilde;o sobre hora-aula. E o que muda? Em julho do ano passado, ap&oacute;s uma intensa luta comandada pelo sindicato, as pedagogas e professores readaptados conquistaram o direito de ter suas jornadas de trabalho contadas em hora-aula. No entanto, este direito ainda n&atilde;o constava no Plano, adequa&ccedil;&atilde;o que foi devidamente sugerida e acatada na Comiss&atilde;o. <br /><br /><br /><br />Outra altera&ccedil;&atilde;o relacionada &agrave; hora-aula se refere ao Artigo 30 da Lei do Plano. Nele, passar&aacute; a ser garantido que a hora-aula do professor deve ser de at&eacute; 50 minutos, evitando, assim, o risco de se repetir no Paran&aacute; o que j&aacute; ocorre em alguns Estados, que alteraram arbitrariamente este tempo para 60 minutos. No mesmo debate sobre a jornada, a lei j&aacute; prev&ecirc; altera&ccedil;&atilde;o no Artigo 31 e garante que a hora-atividade passa a ser de 33 % da carga hor&aacute;ria do regime de trabalho do professor. <br /><br /><br /><br />Outro item inserido no texto foi a reserva de vagas, nos concursos de ingresso, para os candidatos com defici&ecirc;ncia e afrodescendentes. E n&atilde;o restrita apenas ao edital de abertura do concurso, mas em todas as suas etapas de amplia&ccedil;&atilde;o de vagas para provimento no cargo de professor. Esta &eacute; uma garantia que tamb&eacute;m consta no plano de funcion&aacute;rios. E mais: passa a constar da lei o reconhecimento dos mestrados e doutorados, tanto para o recebimento de gratifica&ccedil;&atilde;o em qualquer n&iacute;vel, quanto para ascender ao N&iacute;vel II (quando chegfar a classe 11 do N&iacute;vel II), sem passar pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). <br /><br /><br /><br />Tamb&eacute;m se encaminha para a regulamenta&ccedil;&atilde;o o atual Artigo 13, da Lei 103/2004, que trata dos afastamentos para curso de p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o stricto sensu (desde que os mesmos sejam reconhecidos pela Coordena&ccedil;&atilde;o de Aperfei&ccedil;oamento de Pessoal de N&iacute;vel Superior [Capes] do Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o). &quot;Da mesma forma, fizemos um esfor&ccedil;o para que os professores selecionados para o PDE tenham a libera&ccedil;&atilde;o total da jornada para que possa fazer o programa. Isto resolve o problema criado para aqueles que t&ecirc;m um cargo de 20 horas e aulas extras&quot;, salientou a secret&aacute;ria de Forma&ccedil;&atilde;o da APP, professora Janeslei Aparecida Albuquerque. <br /><br /><br /><br />E da mesma forma como est&aacute; previsto no Plano do QFEB, foi acrescido um par&aacute;grafo ao Artigo 32, que define que os professores em exerc&iacute;cio organizacional da Seed ter&atilde;o direito, al&eacute;m das f&eacute;rias, ao recesso remunerado de 15 dias no final do ano. &quot;Todas estas altera&ccedil;&otilde;es j&aacute; foram objeto de intensos debates na Comiss&atilde;o e s&atilde;o, de fato, resultado de muitos anos de luta da APP. &Eacute; a organiza&ccedil;&atilde;o da vida funcional dos trabalhadores e trabalhadoras da educa&ccedil;&atilde;o e, com certeza, expressa um grau de conquista ao reconhecimento e valoriza&ccedil;&atilde;o profissional&quot;, destacou Marlei. Al&eacute;m da presidenta e da secret&aacute;ria de Forma&ccedil;&atilde;o, tamb&eacute;m acompanharam o debate, pelo sindicato, o secret&aacute;rio de Funcion&aacute;rios da APP, Jos&eacute; Valdivino <br /><br /><a href="http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=7359">Fonte: APP Siindicato</a><br /><br /></td></tr>]]>