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6 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1043">Veja mais>>>><br /><br /><BR>O novo documento ainda organiza cada uma das 2,2 mil institui&ccedil;&otilde;es de ensino de acordo com sua infraestrutura e cria novas fun&ccedil;&otilde;es de profissionais da educa&ccedil;&atilde;o como agente de biblioteca, merendeiro (a), inspetor (a). Meroujy ressalta a import&acirc;ncia da cria&ccedil;&atilde;o destas fun&ccedil;&otilde;es espec&iacute;ficas. &ldquo;Cada um destes profissionais &eacute; essencial para garantir a melhoria da qualidade de ensino. Com a resolu&ccedil;&atilde;o do porte ofereceremos melhores condi&ccedil;&otilde;es de trabalho aos profissionais de educa&ccedil;&atilde;o e, com isso, tamb&eacute;m iremos aperfei&ccedil;oar o atendimento aos nossos estudantes&rdquo;, afirmou Meroujy. <br /><br /><br /><br />A nova resolu&ccedil;&atilde;o &eacute; resultado de um amplo debate realizado com a comunidade. Antes de ser elaborada foi colocada em consulta p&uacute;blica pela internet. De acordo com a superintendente da Educa&ccedil;&atilde;o da SEED, Meroujy Giacomassi Cavet, a nova gest&atilde;o da Secretaria prioriza o di&aacute;logo com a popula&ccedil;&atilde;o antes de implementar mudan&ccedil;as administrativas. S&oacute; neste ano, cinco consultas p&uacute;blicas foram realizadas pela Secretaria. &ldquo;A gest&atilde;o democr&aacute;tica &eacute; o melhor caminho para melhorar a qualidade de ensino do Paran&aacute;&rdquo;, disse. <br /><br /><br /><br />Com a defini&ccedil;&atilde;o do porte das escolas &eacute; poss&iacute;vel enfrentar e corrigir distor&ccedil;&otilde;es que surgiam com a antiga resolu&ccedil;&atilde;o, publicada em 2002. A superintendente da SEED ressalta que, nos &uacute;ltimos anos, com a amplia&ccedil;&atilde;o da oferta de ensino, houve mudan&ccedil;a na necessidade de recursos humanos para o funcionamento das escolas.<br /><br /><br /><br />SEGUNDO A APP<br /><br />A Secretaria de Estado da Educa&ccedil;&atilde;o (Seed) divulgou na sexta-feira (28) a resolu&ccedil;&atilde;o 4.527/2011, que fixa o n&uacute;mero de estudantes na composi&ccedil;&atilde;o de turmas das escolas da rede a partir do ano letivo de 2012, com implanta&ccedil;&atilde;o gradativa at&eacute; 2014. O n&uacute;mero de alunos por turma ser&aacute; reduzido, se comparado com a antiga resolu&ccedil;&atilde;o, publicada em 2002, mas n&atilde;o atende a todas as demandas dos trabalhadores na educa&ccedil;&atilde;o. Tamb&eacute;m est&aacute; valendo a nova resolu&ccedil;&atilde;o 4.534/2011, estipulando o porte de escolas. Para ambas as resolu&ccedil;&otilde;es, a APP-Sindicato fez ressalvas entregues &agrave; Seed reivindicando altera&ccedil;&otilde;es. <br /><br /><br /><br />Esta n&atilde;o &eacute; a proposta da APP-Sindicato, definida em semin&aacute;rio e apresentada ao governo do Estado este ano. No entanto, a dire&ccedil;&atilde;o da entidade avalia como importante a publica&ccedil;&atilde;o das resolu&ccedil;&otilde;es. Embora elas n&atilde;o atendam o conjunto das propostas do sindicato, prev&ecirc;em redu&ccedil;&atilde;o do n&uacute;mero de estudantes por turma, amplia&ccedil;&atilde;o dos n&uacute;meros de pedagogos, merendeiras e inspetores de alunos. <br /><br />Na resolu&ccedil;&atilde;o sobre tamanho de turma, a APP prop&otilde;e ajustes a fim de que algumas turmas sejam ainda menores e pediu a reconsidera&ccedil;&atilde;o do quadro proposto para salas de apoio, ensino m&eacute;dio, integral e profissional e atividades curriculares complementares em contraturno. A APP reivindicou tamb&eacute;m que se considere para abertura de turmas do mesmo ano/s&eacute;rie e turno o n&uacute;mero m&iacute;nimo de alunos da turma original (proposta que foi aceita pela Secretaria). <br /><br />Sobre a resolu&ccedil;&atilde;o de porte, a APP sugeriu a altera&ccedil;&atilde;o de nomenclatura para aquela utilizada nos planos de carreira e uma nota explicativa sobre o conceito de &quot;&aacute;rea livre&quot; que &eacute; empregado no texto legal. O sindicato tamb&eacute;m defendeu que as normas sejam implementadas de imediato, j&aacute; no per&iacute;odo letivo de 2012 - e n&atilde;o de forma gradativa at&eacute; o in&iacute;cio de 2015, como prev&ecirc; a resolu&ccedil;&atilde;o. A APP segue avaliando junto &agrave; categoria ainda a demanda da educa&ccedil;&atilde;o profissional. <br /><br /><br /><br /><br /><br />:: ]]>
7 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/">http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br</a>]]>
9 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1043">http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1043</a>]]>
6 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1043">Veja mais>>>><br /><br /><BR>O novo documento ainda organiza cada uma das 2,2 mil institui&ccedil;&otilde;es de ensino de acordo com sua infraestrutura e cria novas fun&ccedil;&otilde;es de profissionais da educa&ccedil;&atilde;o como agente de biblioteca, merendeiro (a), inspetor (a). Meroujy ressalta a import&acirc;ncia da cria&ccedil;&atilde;o destas fun&ccedil;&otilde;es espec&iacute;ficas. &ldquo;Cada um destes profissionais &eacute; essencial para garantir a melhoria da qualidade de ensino. Com a resolu&ccedil;&atilde;o do porte ofereceremos melhores condi&ccedil;&otilde;es de trabalho aos profissionais de educa&ccedil;&atilde;o e, com isso, tamb&eacute;m iremos aperfei&ccedil;oar o atendimento aos nossos estudantes&rdquo;, afirmou Meroujy. <br /><br /><br /><br />A nova resolu&ccedil;&atilde;o &eacute; resultado de um amplo debate realizado com a comunidade. Antes de ser elaborada foi colocada em consulta p&uacute;blica pela internet. De acordo com a superintendente da Educa&ccedil;&atilde;o da SEED, Meroujy Giacomassi Cavet, a nova gest&atilde;o da Secretaria prioriza o di&aacute;logo com a popula&ccedil;&atilde;o antes de implementar mudan&ccedil;as administrativas. S&oacute; neste ano, cinco consultas p&uacute;blicas foram realizadas pela Secretaria. &ldquo;A gest&atilde;o democr&aacute;tica &eacute; o melhor caminho para melhorar a qualidade de ensino do Paran&aacute;&rdquo;, disse. <br /><br /><br /><br />Com a defini&ccedil;&atilde;o do porte das escolas &eacute; poss&iacute;vel enfrentar e corrigir distor&ccedil;&otilde;es que surgiam com a antiga resolu&ccedil;&atilde;o, publicada em 2002. A superintendente da SEED ressalta que, nos &uacute;ltimos anos, com a amplia&ccedil;&atilde;o da oferta de ensino, houve mudan&ccedil;a na necessidade de recursos humanos para o funcionamento das escolas.<br /><br /><br /><br />SEGUNDO A APP<br /><br />A Secretaria de Estado da Educa&ccedil;&atilde;o (Seed) divulgou na sexta-feira (28) a resolu&ccedil;&atilde;o 4.527/2011, que fixa o n&uacute;mero de estudantes na composi&ccedil;&atilde;o de turmas das escolas da rede a partir do ano letivo de 2012, com implanta&ccedil;&atilde;o gradativa at&eacute; 2014. O n&uacute;mero de alunos por turma ser&aacute; reduzido, se comparado com a antiga resolu&ccedil;&atilde;o, publicada em 2002, mas n&atilde;o atende a todas as demandas dos trabalhadores na educa&ccedil;&atilde;o. Tamb&eacute;m est&aacute; valendo a nova resolu&ccedil;&atilde;o 4.534/2011, estipulando o porte de escolas. Para ambas as resolu&ccedil;&otilde;es, a APP-Sindicato fez ressalvas entregues &agrave; Seed reivindicando altera&ccedil;&otilde;es. <br /><br /><br /><br />Esta n&atilde;o &eacute; a proposta da APP-Sindicato, definida em semin&aacute;rio e apresentada ao governo do Estado este ano. No entanto, a dire&ccedil;&atilde;o da entidade avalia como importante a publica&ccedil;&atilde;o das resolu&ccedil;&otilde;es. Embora elas n&atilde;o atendam o conjunto das propostas do sindicato, prev&ecirc;em redu&ccedil;&atilde;o do n&uacute;mero de estudantes por turma, amplia&ccedil;&atilde;o dos n&uacute;meros de pedagogos, merendeiras e inspetores de alunos. <br /><br />Na resolu&ccedil;&atilde;o sobre tamanho de turma, a APP prop&otilde;e ajustes a fim de que algumas turmas sejam ainda menores e pediu a reconsidera&ccedil;&atilde;o do quadro proposto para salas de apoio, ensino m&eacute;dio, integral e profissional e atividades curriculares complementares em contraturno. A APP reivindicou tamb&eacute;m que se considere para abertura de turmas do mesmo ano/s&eacute;rie e turno o n&uacute;mero m&iacute;nimo de alunos da turma original (proposta que foi aceita pela Secretaria). <br /><br />Sobre a resolu&ccedil;&atilde;o de porte, a APP sugeriu a altera&ccedil;&atilde;o de nomenclatura para aquela utilizada nos planos de carreira e uma nota explicativa sobre o conceito de &quot;&aacute;rea livre&quot; que &eacute; empregado no texto legal. O sindicato tamb&eacute;m defendeu que as normas sejam implementadas de imediato, j&aacute; no per&iacute;odo letivo de 2012 - e n&atilde;o de forma gradativa at&eacute; o in&iacute;cio de 2015, como prev&ecirc; a resolu&ccedil;&atilde;o. A APP segue avaliando junto &agrave; categoria ainda a demanda da educa&ccedil;&atilde;o profissional. <br /><br /><br /><br /><br /><br />:: ]]>
9 <![CDATA[<a href="http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1043">http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1043</a>]]>